
Elias de Lemos (Correio9)
O Centro Cultural Casarão deverá passar por uma reforma. O local, que faz parte da história de Nova Venécia, vem sofrendo com a ação do tempo e em 2024, uma forte chuva derrubou uma árvore que caiu sobre o telhado, causando danos maiores.
Desde que a árvore caiu, o Casarão está praticamente abandonado, degradando a cada dia. Na última segunda-feira, o Correio9 conversou com o secretário de Cultura, Otamir Carloni, que, desde antes de assumir a pasta, já vinha manifestando preocupação com a recuperação do Casarão.
De acordo com Carloni, inicialmente será feito o telhado para conter a degradação do local e, posteriormente, promover uma reforma. No entanto, ainda precisa passar pelos trâmites burocráticos.
O plano é estabelecer um debate com a comunidade a fim de definir o destino do local. O Casarão fica em uma área privilegiada e vinha sendo subutilizado. Reúne um amplo espaço e fácil acesso.
“O Casarão fica em uma área nobre da cidade, assim, é importante debatermos se continua como centro cultural com as limitações que ele tem ou se Nova Venécia poderia transformar aquele patrimônio histórico em um polo de desenvolvimento turístico e gastronômico com o funcionamento de bares, restaurantes e similares. Dentro desta perspectiva o debate tem que ser ampliado na busca de elaboração de um projeto que preserve a originalidade do espaço”, disse Carloni.
Comente este post