
Elias de Lemos (Correio9)
A ativista cultural Bruna Carvalho Mariano foi habilitada para atuar como agente territorial de Cultura em Nova Venécia e região. Agentes são pessoas físicas selecionadas por meio de editais, com conhecimento sobre as dinâmicas culturais e territoriais de suas comunidades.
A seleção foi feita por meio de edital de chamamento público dos Institutos Federais Parceiros do Ministério da Cultura para selecionar Agentes Territoriais de Cultura que irão desenvolver, em suas localidades, atividades de promoção do acesso à Cultura.
O objetivo do programa é qualificar profissionais para o desenvolvimento de ações culturais em suas comunidades e territórios, a partir dos princípios da educação popular, do combate a todas as formas de discriminação e da valorização da diversidade cultural, étnico-racial e regional, promovendo a economia da cultura e as cadeias produtivas locais.
Ela explicou ao Correio9 que a proposta consiste em uma articulação territorial nacional para realizar ações de mobilização social, formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias, comunicação social e difusão de informação e conhecimento sobre as políticas culturais regionais.
As atividades são realizadas por meio da rede de parceiros do programa, dos Comitês de Cultura e de Agentes Territoriais de Cultura e compreendem o fazer e a produção de atividades culturais, com disponibilidade de atuação de 20 horas semanais, distribuídas entre 5 horas de formação e 15 horas de atividades de planejamento, mobilização no território e sistematização das atividades realizadas.
“O Ministério da Cultura, ainda, vai divulgar de forma mais detalhada cada ação estratégica no qual iremos trabalhar. Todo meu projeto foi escrito voltado para desenvolvimento nas comunidades periféricas, com foco no público jovem, em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda, mas, de um modo geral esse projeto beneficia toda a classe artística cultural”, explicou a agente.
Sobre a abrangência do trabalho, ela explica: “A minha atuação, a princípio, será no meu território, Nova Venécia, que foi a região pela qual me inscrevi para atuação, porém, o projeto tem abrangência nas microrregiões que contemplam Vila Pavão, Ecoporanga, Água Doce do Norte e Águia Branca, que poderão se beneficiar de todo esse trabalho de diagnóstico, pesquisa e desenvolvimento de projetos no setor cultural”.
Bruna atua na área cultural desde a adolescência. Quando tinha 13 anos de idade já atuava nesse meio artístico cantando em igrejas e fazendo participações em shows musicais da Banda Sala de Reboco (Nego Jonas). Participava de festivais de música, era integrante de diversos grupos culturais no município, e aos 17 anos ingressou no Projeto Educando-se e Tocando e Grupo Afrozumba, como vocalista, e já está há 14 anos como integrante e coordenando, juntamente com Robinho Batera, todos os projetos que provém dessa iniciativa, que tem como objetivo maior promover a transformação social através de oficinas de percussão.
Comente este post