
Elias de Lemos (Correio9)
Um grande evento com lideranças políticas de todo o Espírito Santo, incluindo prefeitos, vereadores, parlamentares e líderes de diversos partidos marcou o congresso estadual do PSB (Partido Socialista Brasileiro), realizado neste domingo, 27, em Vitória.
O ex-prefeito de Nova Venécia e pré-candidato a deputado estadual, Mário Sérgio Lubiana, o Barrigueira, esteve presente ao encontro, acompanhado do presidente do Diretório Municipal do PSB, Edson Marquiori, do vereador André Zen e do ex-secretário municipal de Agricultura, Natalino Cassaro.
Várias lideranças socialistas colocaram seus nomes à disposição do partido para as eleições de 2022; entre elas, o ex-prefeito Barrigueira – que no ano passado admitiu concorrer a uma das vagas para deputado estadual – também, reafirmou a sua disposição.
Barrigueira governou Nova Venécia por dois mandatos e tornou-se o único prefeito reeleito no município.
Com dois mandatos marcados por grandes obras estruturantes, investimento às entidades filantrópicas e premiações, Barrigueira conquistou grande capital político no Estado, especialmente na região Norte capixaba.
Ele ocupou a presidência da AMUNES (Associação dos Municípios do Espírito Santo), foi presidente do Conselho do Fundeb no Espírito Santo e, também, do Consórcio CimNorte (que administra a Rede Cuidar) e ganhou o prêmio Prefeito Empreendedor, concedido pelo Sebrae.
Barrigueira foi pioneiro na instituição de políticas voltadas para o desenvolvimento do turismo no município veneciano. Por meio do projeto Campo Vivo, Nova Venécia ganhou destaque nacional, atraindo a atenção de prefeitos de várias partes do País, os quais visitaram a cidade para conhecerem o projeto. Além disso, Barrigueira percorreu o Brasil fazendo palestras atendendo a convites de municípios interessados na experiência criada por ele.
Sobre sua pré-candidatura, ele disse ao Correio9: “Ninguém é candidato de si mesmo; eu sou um soldado do meu partido e estou à disposição. Se o partido considerar que posso contribuir me candidatando, estou pronto, estou preparado para a missão”.
Casagrande
No encontro, partidários lançaram a pré-candidatura do governador Renato Casagrande à reeleição. No entanto, Casagrande declarou: “Eu lidero um projeto hoje e esse projeto vai ter representante na eleição. Vocês sabem, eu estou jogando para os meses de maio ou junho, quando decidirei a minha posição, se serei candidato ou não ao governo. Quero agradecer todo o carinho de vocês comigo aqui, mas o Estado, nesse momento, precisa mais de governador do que de candidato a governador. Mas, o projeto que eu lidero vai ter candidato a governador”.

Comente este post