
Elias de Lemos (Correio9)
A banda capixaba B1381 está com novidades. Depois de quase dois anos de dedicação, foi lançado no dia 22 de novembro de 2022 o EP Liberdade, que está disponível em todas as plataformas digitais do grupo.
A obra, de quatro faixas inéditas, começou a ser gravada em dezembro de 2020 e concluída este ano (2022) no mês de lançamento. A música tema do EP (Liberdade) fala do mundo atual e das suas perversidades como maldade, intolerância e da vida hostil, além da desconstrução do caos.
De acordo com o baixista da banda, Cleyder Martinelli, o trabalho está baseado num processo que de tanto fazer cover acabou se tornando autoral: “Essa coisa de fazer autoral vem com o tempo. Existiu uma fase que eu pensei em ficar só no cover, mas as letras vão nascendo e brotando instantaneamente. Depois vai ficando tão corriqueiro que você não consegue se livrar mais; só quer saber de autoral. Digamos que passa por um processo de maturação que vai se consolidando com o passar do tempo. A base é totalmente rock´n roll com influência nos anos 90”.
O trabalho deriva de uma parceria que vem de longa data com os produtores Adriano Scaramussa e Sérgio Filho. “Monstros na performance tanto de produção como de gravação com os instrumentos. As letras, as músicas e os arranjos foram executados a dez mãos, com uma letra em “Tudo Certo” do saudoso Rogério Debréu que tinha uma mente privilegiada. Essa letra foi feita em 2004 e resolvemos musicá-la. O resultado foi excelente, sem qualquer modéstia”, define ele.
As demais faixas foram criadas e executadas pela banda integralmente, ou seja: uma faixa com 12 mãos e as outras três com 10 mãos.
“O EP foi gravado no Áudio Space Studio, em Serra, na região metropolitana da Grande Vitória. Qualidade total que não fica devendo a nenhum estúdio europeu ou americano. Só equipamento de primeira linha. Quem é do ramo sabe do que estamos falando”, falou ele.
Os músicos que têm suas digitais no trabalho são: Sergio Filho (voz, guitarra e produção); Adriano Scaramussa (guitarra solo, efeitos e produção); Marlon Carloni (guitarra e produção) Magdiel Santos (bateria) e Cleyder Martinelli (baixo).
Comente este post