
A APAE Nova Venécia e os Correios realizaram, na semana passada, o Dia D de doações à entidade. O evento foi realizado em frente à agência dos Correios com a distribuição de material de divulgação sobre o trabalho desenvolvido pela APAE.
Alinhada à política de Assistência Social, a APAE desenvolve gratuitamente ações de assistência social com vistas à proteção e promoção social, tendo a centralidade na família na perspectiva de atingir as capacidades humanas, habilitação, reabilitação, autonomia e inclusão social das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla.
As atividades são desenvolvidas de forma integrada através de ações continuadas voltadas para a proteção e promoção social com a finalidade de promover a defesa da garantia dos direitos sociais dos usuários inscritos nos diversos programas destinados à pessoa com deficiência.
Todas as atividades e serviços oferecidos são gratuitos, por isso, a APAE é mantida por meio de doações. A semana passada foi marcada pela conscientização sobre o trabalho da entidade, no entanto, as doações podem ser feitas durante o ano todo a qualquer tempo. As doações põem ser feitas na APAE ou na agência dos Correios, podendo ser qualquer valor a partir de R$ 5,00.
Atendimentos no âmbito da Política de Educação
O objetivo do Atendimento Educacional Especializado é propiciar condições que desenvolvam liberdade, autonomia e oportunizar práticas e saberes ao usuário com deficiência mental e/ou múltipla e transtornos globais do desenvolvimento, através dos recursos intelectuais que lhes serão oferecidos e disponibilizados, para que este, adquira, construa ou elabore conhecimentos significativos. Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar de profissionais de pedagogo e professores.
A APAE atende crianças, adolescentes, jovens e adultos incluídos em escolas da rede regular de ensino e usuários públicos da Educação Especial com oferta de AEE com plano de Atendimento Individual dentro dos programas de ensino, com durabilidade de quatro horas, duas vezes semanais, Oficinas Terapêuticas Ocupacionais, sendo o tempo e o tipo de atendimento determinados pela equipe pedagógica e multidisciplinar após avaliação diagnóstica.
Atendimentos no âmbito da Política de Saúde – CER II
O CER II – Centro Especializado em Reabilitação, é uma referência para rede de atenção à saúde, é um ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação que realiza o diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistida. Esses atendimentos são compostos por uma equipe multidisciplinar de profissionais da área de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia ocupacional, Psicologia, Neurologia, Ortopedista (reabilitação física), Enfermagem e Serviço Social.
O CER II caracteriza pelo atendimento a crianças, jovens, adultos e idosos com Reabilitação Física e Intelectual. Considerando o alto número de pessoas com deficiência na região Norte, o CER II de Nova Venécia tem sua área de abrangência 14 municípios, sendo eles: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus, Vila Pavão.
O Centro de Especialização em Reabilitação Física e Intelectual (CER II) é uma unidade da APAE de Nova Venécia e desenvolve serviço de atenção ambulatorial especializada que realiza diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação e habilitação funcional e psicossocial das pessoas com deficiência para sua autonomia e independência.
Os seus objetivos são promover cuidados em saúde especialmente dos processos de habilitação e reabilitação física, intelectual; desenvolver ações de promoção à saúde, de prevenção dos agravos e de identificação precoce de deficiência na fase pós-natal, infância, adolescência e vida adulta.
Todas as ações realizadas no CER II complementam a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e devem estar articuladas com a Atenção Básica, Atenção Especializada em Reabilitação Física e Intelectual e a Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência.
Comente este post