Reconhecido como um dos melhores pontos para voo livre no Brasil, o município de Alfredo Chaves entrou na rota internacional do parapente. A partir desta quarta-feira (14), o município sedia o Super Open 2025. O evento segue até o próximo domingo (18) e servirá como primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente Classe Sport e segunda fase do Campeonato Capixaba de Voo Livre.
A competição conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) e recebeu o status de evento pré-PWC (Paragliding World Cup), da Associação da Copa do Mundo de Parapente, organização com sede em Marlens, na França.
Com a qualificação, o Super Open de Alfredo Chaves passa a ser avaliado pela entidade internacional, em termos de organização e infraestrutura, visando à escolha da cidade para sediar uma etapa futura da Copa do Mundo de Parapente.
O reconhecimento foi confirmado por meio de comunicado oficial da Paragliding World Cup Association (PWCA), assinado pela secretária executiva da entidade, Laura Sepet, e enviado à Associação de Voo Livre de Alfredo Chaves (Avlac). A representante da PWCA ainda informou que a competição contará com a observação de um técnico internacional, responsável por acompanhar o evento, reforçando a importância da estrutura de recepção e organização local.
As competições vão acontecer na rampa de voo livre da Vila de Cachoeira Alta, uma das mais procuradas do Espírito Santo pelas condições privilegiadas para a prática do esporte de aventura.
O campeonato conta com a chancela da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), da Federação Capixaba de Voo Livre (FCVL), da Associação de Voo Livre de Alfredo Chaves (AVLAC) e da Federação de Aerodesporto Internacional (FAI).
Alfredo Chaves
Destino muito procurado por turistas, o município de Alfredo Chaves está localizado a cerca de 75 quilômetros da Capital Vitória e conta com uma exuberante paisagem formada pela Mata Atlântica, refletida em suas montanhas e cachoeiras.
O instrutor e organizador do evento, Rodolpho Cavalini, destacou o papel da municipalidade, ao oferecer condições para a realização do Campeonato Brasileiro de Parapente Classe Sport e da segunda etapa do Campeonato Capixaba de Voo Livre no município.
“Essa conquista é fruto da articulação com a Prefeitura de Alfredo Chaves, que demonstrou total empenho para trazer a competição ao município. O evento reforça a vocação da cidade para o turismo de aventura, atraindo pilotos de diversas partes do Brasil e do mundo”, comentou Cavalini.
Para o presidente da Associação de Voo Livre de Alfredo Chaves, Frederico Aguirre, a nova extensão da rampa do município, que possibilitará mais de dez decolagens simultâneas, é um dos diferenciais oferecidos pelas competições de voo livre na região.
“O público consegue ver perfeitamente as disputas no céu, os pilotos fazendo triangulações e também as ‘pernas’, que são as etapas de aproximação do pouso. É diferente das outras rampas, em que o público consegue acompanhar apenas a decolagem do participante”, comparou Aguirre, lembrando que a rampa está situada a 500 metros de altitude em relação ao nível do mar e 470 metros de desnível do pouso oficial.
O presidente da Federação Capixaba de Voo Livre, Eucleber Janes Ferreira, ressaltou que o município de Alfredo Chaves proporciona condições climáticas e de infraestrutura adequadas para a realização de eventos de esportes de aventura.
“Alfredo Chaves também é conhecido por ter as melhores organizações para eventos deste porte, disponibilizando megaestruturas para trazer conforto e comodidade aos competidores. Este ano, a expectativa está ainda maior em função do Campeonato Brasileiro de Parapente”, afirmou Ferreira.
Bandas de rock
Além das competições, a organização do evento preparou uma programação cultural e gastronômica recheada de atrações para receber os visitantes, reunindo praça de alimentação, shows musicais, espaço infantil e estacionamento.
Entre as bandas de rock que vão se apresentar na Vila de Cachoeira Alta, na área de pouso abaixo da rampa, estão a Fild, The Old Brothers, Os Avulsos, Multiplace Band – “Banda Du Jorge” e One in Two.
“Teremos um DJ fazendo a trilha sonora durante as decolagens, restaurante no entorno da rampa, foodtrucks e bandas de rock das 18h às 23h —, praticamente o dia inteiro com atrativos para o público”, celebrou Frederico Aguirre.
Comente este post