A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Superintendência de Trânsito e o Detran-ES, está com uma programação especial durante o mês de maio, em adesão à campanha nacional “Maio Amarelo”, que tem como principal objetivo a prevenção de acidentes e a promoção de uma cultura de respeito e cidadania no trânsito.
Como parte das ações, o superintendente de Trânsito, José Inoch, está conduzindo uma série de palestras em escolas do município, especialmente voltadas para estudantes que estão próximos da idade de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ideia é levar informação e conscientização diretamente aos futuros condutores.
“É fundamental que os jovens comecem a entender, desde cedo, a importância de um comportamento seguro no trânsito. Eles são os futuros motoristas e, quanto mais cedo forem conscientizados, maiores serão as chances de termos um trânsito mais humano e seguro para todos”, destacou o superintendente José Inoch.
A iniciativa conta com o envolvimento da embaixadora do Maio Amarelo, Oszilene de Freitas, que é representante oficial voluntária do Movimento Maio Amarelo em 2025, e parceria de algumas empresas privadas do município de Nova Venécia.
Ação no dia 17
Além das palestras, a Prefeitura está organizando uma grande ação para o dia 17 de maio, a partir das 8h, na Praça Adélio Lubiana. A programação contará com simulação de resgate de vítimas de acidente, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar, simulação de ponto cego — que demonstra os riscos de visibilidade em veículos de grande porte — e atendimentos gratuitos à população com aferição de pressão arterial e glicemia.
Campanha
O “Maio Amarelo” busca difundir o compromisso de cidadania no trânsito, reforçando a responsabilidade de cada um, seja como motorista, ciclista, pedestre ou passageiro. A campanha em Nova Venécia pretende ir além da informação: ela visa transformar atitudes e salvar vidas.
Comente este post