
Elias de Lemos (Correio9)
Faleceu na madrugada desta sexta-feira (27) João Marcos Frigério, aos 69 anos. Na última terça-feira (24), por volta das 11h, ele passou mal em casa e foi levado ao Hospital São Marcos, onde foi constatado um AVC. Lá, ele permaneceu internado por três dias.
De acordo com a família, ele estava acamado há alguns anos com um quadro de saúde bastante instável e cada vez mais grave, sempre precisando de cuidados médicos. Com o AVC, seu estado de saúde piorou muito e ele não resistiu e foi a óbito às 4h de hoje.
Por muitos anos ele trabalhou vendendo hortaliças, frutas e verduras na cidade de Nova Venécia, o que o tornou conhecido e muito querido por muitas donas de casa. O comércio funcionava na Praça Jones Santos Neves, no Centro da cidade.
Como todo bom vendedor, era um homem falante e esbanjava simpatia. Sua família e os clientes lamentam a triste perda.
O sobrinho Rogério Frigério Piva o descreve como uma pessoa muito carinhosa e de bom coração: “era uma pessoa sempre altiva”.
Na juventude, ele estudou no Colégio Veneciano. Naquela época ele possuía uma Kombi azul e quando ia para a escola passava recolhendo os amigos pelo caminho e chegava ao colégio com o carro lotado. De acordo com Rogério, sua mãe conta que ele falava “com Rexona, sempre cabe mais um”, aludindo a um comercial de desodorante.
“Ele gostava de contar piada e eu me lembro de coisas que ele contava. Era uma pessoa muito para cima, muito alegre”.
Os problemas de saúde o levaram a tratamentos constantes em decorrência de uma sucessão de AVC’s. Com a doença, ele não se locomovia mais e apresentava sérios problemas nas articulações, os quais dificultavam os movimentos.
No entanto, se por um lado ele enfrentou tantos problemas de saúde, por outro, não faltou cuidados e muito carinho da família.
Rindo, Rogério lembra de que era muito pequeno quando foi pajem do casamento dele com dona Ilda: “Me lembro de que eles contam que na igreja eu olhei para o Cristo na cruz e perguntei: “Ele também toma juruba””.
O sobrinho continua: “Ele morreu de mãos dadas com o irmão Juarez, então eu acredito que ele recebeu bastante carinho, era uma família de oito filhos: são três homens e cinco mulheres. Desses oito filhos, morreu a minha mãe em 2018 e, agora, morreu o tio João Marcos”.
João Marcos é irmão do ex-vereador de Nova Venécia, Juarez Frigério.
Contrariando a ordem natural da vida, ele deixa o pai de 99 anos de idade, mais a esposa, irmãos, dois filhos e um neto; sem falar na infinidade de amigos.
O corpo de João Marcos foi velado na Capela Mortuária e seu sepultamento aconteceu às 16h no Cemitério São Marcos, em Nova Venécia.
Comente este post