
Ascom/PMNV
A Secretaria de Assistência Social de Nova Venécia, por meio do Cadastro Único, realiza uma mobilização de famílias que devem atualizar seus dados cadastrais, por apresentarem divergências em comparação com outros registros administrativos do governo federal, ou por estarem desatualizados. Isto porque, para a manutenção da qualidade dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único), há uma atuação conjunta entre órgãos da esfera Federal, Estadual e Municipal, buscando a qualificação dos dados, o que reflete diretamente no foco dos programas sociais direcionados a famílias de baixa renda, dentre eles o Programa Auxílio Brasil (PAB) e a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), e repercute na efetividade dessas políticas quanto à melhoria de vida das famílias brasileiras.
Uma das ações de qualificação implementadas pelo Governo do Estado é a liberação de listagens com famílias incluídas em grupos de Averiguação Cadastral, Revisão Cadastral e Focalização Cadastral, com o objetivo de manutenção da qualidade dos registros cadastrais das famílias beneficiárias, para que não percam seus benefícios e que mantenham as informações registradas atualizadas,
Diante disso, a gestão municipal do Cadastro Único convoca os usuários do programa que possuem os nomes nestas listagens e/ou que tiveram seus benefícios suspensos para atualização de seus cadastros, mesmo aqueles que não recebem benefícios governamentais.
Vale ressaltar que as listagens liberadas não são apenas de pessoas que recebem benefícios como o Programa Auxílio Brasil, mas, também, de pessoas que possuem cadastro por diversos outros motivos, visto que o Cadastro Único possui 28 iniciativas federais. Na ausência da atualização, as famílias se tornam inelegíveis aos programas sociais até a devida correção das inconsistências.
Assim, neste semestre, serão realizadas ações de atualização e verificação das informações registradas no Cadastro Único.
Portanto, a Secretaria de Assistência Social ressalta que as pessoas que não atualizaram seus cadastros nos últimos dois anos, e/ou famílias que, após a última atualização, tiveram qualquer alteração nos dados informados, como por exemplo, mudança de endereço, renda ou composição familiar; crianças e adolescentes que mudaram de escola; ou que seus benefícios foram bloqueados, que procurem a agência do CADÚnico para realizar a atualização cadastral. Basta ir à agência do Cadastro e agendar seu dia de atendimento, hoje localizada no SINE de Nova Venécia – ES, com novo número de telefone: 37527919
Horário de atendimento: 07h às 11h e de 13h às 16h.
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