
Elias de Lemos (Correio9)
Faleceu na manhã desta quarta-feira (20), o senhor Natanael Hoffmam, aos 73 anos. Ele desenvolveu câncer de pele, depois teve complicações por uma diverticulite intestinal e passou por cirurgias para a retirada de caroços, entre outras complicações. Vovô Nael, como era conhecido, estava internado no Hospital São Marcos, onde foi a óbito.
Natural do município de Pancas, foi comerciante por décadas em Nova Venécia, cidade que ele adotou e que foi adotada por ele. Tanto que teve a honra de receber o título de cidadão veneciano, um reconhecimento ao seu amor e trabalho por essa cidade.
No município de Nova Venécia, ele trabalhou com depósito de gás e possuiu uma fábrica de argila.
Nael era muito conhecido na comunidade do Bairro Rúbia onde morou nós últimos 30 anos e fez muitos amigos.
Segundo familiares, o que ele mais gostava de fazer era se reunir em família para contar casos e “causos” do passado.
Amante de futebol, era fã do jogador veneciano Richarlison e um dos apaixonados pelo Nova Venécia FC, cujos jogos acompanhava pela rádio.
Comerciante; homem de família; dos amigos e da religião Luterana, da qual era membro e fazia questão de participar das atividades.
O neto Júlio César falou emocionado ao Correio9: “Como neto, fico com o seu legado e seus ensinamentos que nos são muito importantes. Era um exemplo de homem muito trabalhador, honesto, amigo, alegre e atencioso, muito carinhoso com os netos e que cumprimentava a todos com um sorriso”.
Vovô Nael nasceu em uma família daquelas que precisava de uma mesa grande na cozinha: eram 9 irmãos. Ele era esposo de dona Ervina Romolon Hoffmam (in memorian). Com ela, construiu uma grande família constituída por 6 filhos que lhe presentearam com 7 netos.
Hoje, familiares e amigos se despedem do homem que distribuiu amizades, educou filhos e serviu de exemplo para os netos. Entre choro e lágrimas, ficam a gratidão e as boas lembranças dos casos contados pelo Vovô Nael.
Seu velório está acontecendo nesta quarta-feira (20) na Igreja Luterana Concórdia, no Bairro Margareth, em Nova Venécia, e o sepultamento será nesta quinta-feira (21) às 7 horas no Cemitério São Marcos.
Comente este post