
Elias de Lemos (Correio9)
Começou, na tarde desta quinta-feira (23) e vai se estender por todo o dia desta sexta-feira (24) a distribuição do material arrecadado pela campanha de Natal “Papai Noel do Correio9”.
A iniciativa do jornal tinha o objetivo de arrecadar alimentos. Esse era o foco! No entanto, durante a campanha a equipe do jornal fez visitas a vários bairros da cidade e descobriu pessoas vivendo em situação de extrema necessidade. Muitas famílias enfrentando situações muito precárias. Pessoas que dependem de ajuda alheia.
Casas sem móveis são comuns. Boa parte vive com o básico: poucas roupas, algum colchão, e comida nem sempre tem.

Para falar de alguns exemplos, em uma dessas casas, no Bairro Aeroporto 2, vive uma família com seis membros, sendo um casal e quatro filhos. Ao ser perguntado sobre a situação da família, o chefe da casa respondeu: “Para te dizer a verdade, hoje o que temos aqui é feijão e farinha, mais nada”.
Em outra residência, a despensa só tinha arroz e um pouco de macarrão. Carne? A maioria não se lembrava de quando havia comido.

Uma família com três pessoas vive em uma “casa” que possui apenas um cômodo de aproximadamente 16 metros quadrados, e um pequeno banheiro. A moradia, basicamente, é um pouco maior que uma caminhonete.
No canto onde as três pessoas dormem há uma espuma, sem lençol e todos se espremem ali.
Muitas famílias passam por situações muito difíceis, mas, graças à abundante solidariedade dos venecianos, o fim de ano será de alguma tranquilidade.
A campanha arrecadou 2 toneladas de alimentos, doces para a garotada, roupas de crianças e adultos, roupas de cama, calçados para crianças e adultos, camas, colchões e até uma geladeira. A criançada que não possuía brinquedos passará o Natal brincando, pois muitos brinquedos, novos e usados, foram recebidos pela campanha.
Tudo foi embalado para presente!
Aliás, todos os presentes e roupas foram devidamente etiquetados para identificar a quem entregar.
Nesta quinta-feira, ao ver uma cesta básica sobre a mesa de sua casa, uma criança perguntou: “Isso é um saco de carvão?”, confundindo a embalagem – que realmente se parece com as de carvão. Billy Baldo, diretor-geral do Correio9 respondeu: “Não, é comida, arroz, feijão, biscoito…”. Quando o menino ouviu a palavra biscoito, ele gritou: “Biscoito, eu gosto muito de biscoito!”. Seus olhos brilhavam!

A campanha surpreendeu toda a equipe do Correio9 que se entregou de corpo e alma para que ela tivesse êxito.
“Arrecadamos mais do que prevíamos, sei que não vamos atender a todos os que precisam, mas, estamos fazendo a nossa parte e isso graças a essa gente que se comoveu e ofereceu cada um o que podia. A todos os que doaram e aos parceiros que nos deram as mãos, o nosso mais profundo agradecimento, porque se não fosse essa corrente que se formou, não teríamos conseguido. Por isso, não me canso de dizer: muito obrigado”, disse Billy Baldo, diretor do Correio9, ao comentar sobre a campanha.
CAMPANHA PAPAI NOEL DO CORREIO9:
OUTRAS FOTOS DA DISTRIBUIÇÃO:
Comente este post