
Um confronto entre policiais militares e traficantes terminou com três criminosos mortos na tarde desta terça-feira, 29, em Pedro Canário.
De acordo com a Polícia Militar, as equipes de serviço da 3ª Companhia do 13º Batalhão, em Pedro Canário, receberam uma informação de que indivíduos de alta periculosidade, envolvidos com o tráfico de drogas na região, estariam escondidos em uma propriedade rural localizada na margem da BR 101, na zona rural do município, de posse de diversas armas de fogo.
Os policiais se dirigiram ao local indicado, sendo este de difícil acesso, por ser uma área de mata, com vários pontos alagados onde os criminosos estariam preparando várias espécies de drogas para venda, além de estarem efetuando diversos disparos de arma de fogo na região, com o intuito de afastar curiosos.
Logo após o desembarque, a equipe se deslocou em patrulhamento a pé, sendo identificado um ponto de apoio dos criminosos, onde existia uma barraca de camping, colchões, uma capa de colete balístico e diversos itens de consumo, não sendo localizado nenhum suspeito.
Continuando em progressão no perímetro, seguindo uma das diversas trilhas utilizadas pelos criminosos, foi identificado um segundo ponto de apoio, também sem integrantes, no qual, após buscas, foi encontrado um detector de metais (profissional MD5008), uma armadilha “tipo canhão” calibre 12 (armada para acionamento), um cartucho de mesmo calibre nas proximidades do acampamento, uma barraca de camping e diversos itens de consumo.
A patrulha policial deu continuidade às buscas, sendo feito translado para a parte oposta de um rio que corta o local. Após transpor o rio, a equipe policial se aproximou de um terceiro ponto de apoio, onde foi mantido contato visual com um suspeito, sendo dada ordem de parada. Após a identificação de que eram policiais militares, o criminoso começou a atirar contra os policiais, que se defenderam efetuando disparos.
Após cessada a troca de tiros, o homem caiu no chão e em sua mão estava uma pistola Taurus, com o cão à retaguarda, comprovando os disparos realizados, contendo em seu carregador oito munições intactas e uma na câmara. De acordo com a polícia, o carregador desta arma tem capacidade para dezoito munições.
Posteriormente ele foi identificado, e contra si existiam mandados de prisão pelo crime de homicídio. Um dos policiais se deslocou para buscar ajuda, no intuito de socorrer o criminoso atingido, já que o local, além de difícil acesso, também quase não pega sinal de celular.
Os demais policiais militares da equipe ficaram na contenção do perímetro onde houve o confronto, porém, após alguns minutos foram surpreendidos com uma tentativa de emboscada realizada por outros três criminosos, não identificados inicialmente, todos de posse de arma de fogo.
Os criminosos realizaram diversos disparos de arma de fogo contra os policiais militares, que novamente se defenderam efetuando disparos. Mais uma vez cessado o tiroteio, os policiais militares perceberam que dois criminosos foram atingidos e um fugiu.
Dos três atingidos, um foi identificado como sendo um dos gerentes da quadrilha que comandaria o tráfico no bairro Santa Rita, em Pedro Canário. Ele é suspeito de ter participado de um triplo homicídio no ano de 2020, no bairro Camata, no mesmo município, sendo encontrada ao seu lado uma pistola calibre 380 de numeração raspada, contendo em seu interior treze munições intactas sendo uma na câmara e doze no carregador, sendo que este, também, tem capacidade para dezoito munições, além de ter sido encontrado no bolso do atingido um carregador reserva, contendo quatorze (14) munições intactas.
Em razão da complexidade da ocorrência, por ser um local de difícil acesso, tanto para a prestação de socorro quanto para solicitar apoio, sendo necessária a transposição de um braço de rio (brejo), os indivíduos não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito.
Foi feito contato com a Perícia do Serviço Médico Legal que foi ao local, constatou os óbitos e realizou a perícia, sendo os corpos encaminhados ao SML (Serviço Médico Legal), de Linhares.
Foram apreendidos os seguintes materiais:
- 72 pedras de crack;
- 36 papelotes de cocaína;
- 01 bucha grande de maconha;
- 01 carregador de pistola contendo 21 munições intactas de calibre 380;
- 16 munições avulsas de calibre 380;
- 4 aparelhos celulares;
- 01 balança de precisão;
Comente este post