
A Federação das Associações de Moradores de Nova Venécia, uma organização social fundada em 2012, que atua em rede com diversas associações de moradores e movimento popular dos bairros de Nova Venécia, realizou, nesta quarta feira, 1º de setembro, a eleição da Associação de Moradores do Bairro Altoé.
A nova diretoria é formada por dez membros, sendo seis na diretoria executiva como presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, e, quatro membros no conselho fiscal. Todos são voluntários e buscam por benefícios e melhorias do poder público para sua comunidade.
O novo presidente da Associação do Bairro Altoé é Edilson Santos de Souza, popularmente conhecido como “Funai do Gás”, ele disse que está feliz com a sua eleição e se coloca à disposição de todos os moradores para tocar projetos para o bairro.
Além dos membros da nova diretoria, moradores e membros da Federação, estiveram presentes na posse, bem como o servidor Cleber Motta – representando a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – e os vereadores Dega do Altoé (PDT) e Anderson Salvador (PSDB).
Para Dega do Altoé e eleição vai contribuir muito para o bairro: “A importância de reativar a associação de moradores do Bairro Alto, acontece em um momento oportuno para fortalecer ainda mais o vínculo de parceria entre a entidade e o poder público. Agora o Altoé poderá participar de diversos projetos, editais da Prefeitura e do Estado, trazendo benefícios para os moradores e tenham certeza de que sempre estarei pronto para servir a todos”.
Anderson Salvador, também, falou da importância da organização: “Vejo com bons olhos a formação de uma associação de moradores para realizar e executar projetos de educação, cultura, esporte e outras ações e atividades que são de extrema relevância para o público jovem que vive dentro das nossas comunidades venecianas”.
A associação de moradores do Bairro Altoé foi constituída no ano de 1982, sendo a primeira entidade social de movimento de bairro de Nova Venécia, e, desde então, vem lutando e buscando melhorias para a comunidade como, por exemplo, programa de casas habitacionais para doação do governo federal, a reforma da unidade de saúde do bairro, escola e creche, tudo isso chegou à comunidade, por meio de reivindicações da associação de moradores.
O presidente da Federação das Associações, Wemerson Nogueira ressaltou o trabalho contínuo da entidade: “É claro que não podemos parar com as atividades, uma associação de moradores quando está bem organizada pode conquistar muitas coisas, tem a possibilidade de receber diversos recursos do poder público, basta estar em dia com suas obrigações fiscais, ter foco e objetivos alcançáveis nas suas ações de execução, ficando atenta a todos os chamamentos públicos para que não perca as oportunidades de conquistar cada vez mais melhoria para o bairro”.
“Estamos finalizando o último processo eleitoral de um ciclo de planejamento que a diretoria da Federação construiu em 2018 quando reativamos a Central das Associações Urbanas. Desde então, temos trabalhado em equipe, realizando várias visitas às comunidades, organizando cada um dos nossos bairros urbanos e até mesmo rurais. Atualmente estamos em uma rede de 18 associações de moradores, entre elas estão os bairros mais vulneráveis do nosso município, como Aeroporto II, Altoé, Alvorada, São Cristóvão, Padre Giane, entre outros”, finalizou Wemerson.
Comente este post