Atenção
A cada 10 ligações atendidas no número fixo da Redação do Correio9, 11 são para a agência dos Correios de Nova Venécia. O telefone dos Correios é (27) 3752-2818, anota aí, pois este engano está provocando muita amolação ao Correio9.
Atenção 2
Quando o telefone dos Correios de Nova Venécia é procurado no Google, é o primeiro a aparecer; o do Correio9 é o terceiro da lista. Mas, de acordo com as pessoas que atendemos – querendo falar com os Correios – não adianta ligar para o 3752-2818. Ao ser informada do número de lá, uma mulher disse: “Estou tentando desde ontem, não atende nem a pau!”
Verdade!
Nesta semana esta coluna tentou falar com os Correios, mas nada. Não atendem nem a pau!
Frio
Para quem está acostumado com o calor escaldante que impera em Nova Venécia, junho está chegando ao final com aquele frio que há muito não se sentia por aqui. Temperaturas de 16 graus são registradas durante a noite. Na madrugada, os termômetros chegam a marcar 13 graus. O inverno chegou chegando com um frio de rachar!
Vai Feder
O vereador Zé Luiz do Cricaré (PDT) é um dos mais firmes do Legislativo. Na sessão desta semana, ele falou em investigar doações irregulares de lotes no Bairro Aeroporto, em Nova Venécia; um assunto espinhoso, que, até agora, ninguém ousou mexer.
Vai Feder 2
O Aeroporto é um dos tantos bairros que surgiram e cresceram sem nenhum planejamento, nem regularidade. Acabou se tornando o maior bairro do município e o segundo do interior do Estado. Boa parte dos lotes foi doada pela Prefeitura, em gestões passadas, porém, sem critérios claros, nem transparência nos processos. Se investigar, vai aparecer muita sujeira embaixo deste tapete.
Quebra-molas
Na sessão de terça-feira, o vereador Roan Roger (MDB) falou sobre a instalação de quebra-molas no Bairro Santa Luzia. A fala do vereador tem dividido opiniões. Para alguns, a ideia é “andar para trás”; para outros, uma necessidade.
Quebra-molas 2
Nova Venécia é uma cidade sem quebra-molas e sempre se orgulhou disso, tendo os condutores de veículos a fama de serem os mais educados e prudentes do Estado. No entanto, essa poesia ficou no passado e hoje a realidade é outra. Nossos motoristas não sabem sequer qual a utilidade da seta e nem a serventia da faixa de pedestres.
Quebra-molas 3
Na prática, pelo menos três pontos da cidade pedem redutores de velocidade há muito tempo. A reta do Bairro Aeroporto já passou da hora de ser tomada por redutores, a via é, de longe o maior foco de acidentes na área urbana do município. Situação semelhante pode ser verificada no Bairro São Cristóvão.
Insegurança
Na mesma sessão da Câmara, o vereador Juarez Oliosi (PSB) pediu providências contra o infortúnio que os moradores da região de Cristalina estão vivendo. O lugar está sofrendo com a ação de ladrões que agem a qualquer hora. Cristalina sempre foi ambiente de paz, mas o sossego acabou.
Sem Respostas
O vereador Anderson Salvador (PSB) tem reclamado, continuamente, da falta de respostas aos seus requerimentos. Ele é presidente da Comissão de Saúde da Câmara e, em 20 de maio, requereu o relatório trimestral das ações da Secretaria Municipal de Saúde. O prazo já expirou e, até agora, nada.
Julgamento
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) manteve por unanimidade a decisão de levar a júri popular Georgeval Alves Gonçalves, acusado de abusar sexualmente e assassinar os irmãos Kauã, 6 anos, e Joaquim, 3, em um incêndio criminoso em Linhares. As vítimas eram o enteado e o filho do ex-pastor. O crime ocorreu em abril de 2018 e chocou todo o País.
Julgamento 2
A decisão foi tomada em sessão na tarde de quarta-feira (23). A 1ª Câmara Criminal do TJES negou o recurso da defesa de Georgeval que tentava anular o julgamento. O acusado será levado a júri popular, mas a data ainda não foi marcada.
(In) Justiça
A (In) Justiça Militar de São Paulo entendeu que não houve estupro no caso relatado por uma jovem de 19 anos em 2019 em Praia Grande, no litoral do Estado, que ocorreu dentro de uma viatura da Polícia Militar. A vítima disse que foi obrigada a fazer sexo vaginal e também sexo oral em um dos policiais durante o deslocamento do veículo da PM, que estava com o giroflex (sirene visual e sonoro de emergência) ligado.
(In) Justiça 2
O juiz militar Ronaldo Roth, da 1ª Auditoria Militar, entendeu que houve sexo consensual e absolveu um dos PMs, que estava na direção do veículo. Para o juiz, uma vítima de estupro, sendo ameaçada pelos PMs que estavam armados, “poderia sim resistir à prática do fato libidinoso, mas não o fez”. Que “nada fez para se ver livre da situação” e que “não reagiu”.
(In) Justiça 3
Exames comprovaram o estupro da vítima. Mas o juiz concluiu que tudo foi consentido e a vítima não trouxe provas de que ofereceu resistência ao ato. Um PM foi absolvido e o outro foi condenado, mas não será preso, porque o juiz suspendeu o cumprimento da pena de 7 meses em regime aberto. “Mas é só denunciar”, é o que dizem o tempo todo, né?
Pesquisa
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida para a sucessão presidencial do ano que vem, com 49% das intenções de voto, 26 pontos percentuais à frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tem 23%, na primeira pesquisa Ipec, divulgada nesta quinta-feira (24). O petista tem 11 pontos percentuais a mais do que a soma de seus possíveis adversários, e venceria o pleito em primeiro turno, caso as eleições fossem hoje.
Pesquisa 2
O pedetista Ciro Gomes (PDT), que deve disputar a quarta eleição presidencial, tem 7%, empatado tecnicamente com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem 5%. O ex-ministro da Saúde na gestão Bolsonaro Luiz Henrique Mandetta (DEM) aparece com 3% das citações, enquanto brancos e nulos somam 10%, e eleitores que não sabem ou não respondem, 3%. O levantamento ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 17 e 21 de junho.
Ipec
O Ipec foi fundado neste ano por ex-executivos do Ibope, que encerrou as atividades.
Sugestão
O INSS exige prova de vida dos segurados; que tal exigir a prova de solteirice das filhas dos generais?
Comente este post