Posse
Em Sessão Solene, a Câmara de Nova Venécia empossou na manhã da última sexta-feira, 1º de janeiro, o prefeito André Fagundes (PDT), o vice-prefeito Paulo Roberto Damasceno (Solidariedade) e os 13 vereadores. Também foi eleita e empossada a Mesa Diretora do Poder Legislativo para o biênio 2021-2022.
Posse 2
O vereador mais votado, Anderson Salvador (PSDB), presidiu a Sessão, empossando oficialmente os vereadores: Damião Bonomette (PSB), Eneas Scardini Júnior (PSB), José Luiz da Silva (PDT), José Pereira de Sena (PDT), Josias Mendes Machado (DC), Mayara Eller (Republicanos), Pedro Henrique Pestana Gonçalves (Podemos), Roan Roger Gomes (MDB), Sebastião Antônio Macedo (Solidariedade) e Valdeci Silvestre Juliatti (PSB). A posse do prefeito André e do vice-prefeito Paulo Roberto foi realizada em seguida, com a leitura, juramento e assinatura do Termo de Posse.
Posse 3
Após a posse, cada vereador usou a Tribuna pelo tempo máximo de três minutos, tecendo agradecimentos e mencionando suas principais ideias. Para o novo prefeito, foram destinados 10 minutos para seu pronunciamento. André Fagundes fez agradecimentos e falou de ações e governo, política e demandas para as secretarias. Finalizando, ele falou sobre sua vida e expectativas em relação à nova administração.
Posse 4
Depois da posse, aconteceu a eleição da nova Mesa Diretora. Apenas uma chapa foi registrada através do Requerimento 001/2021. Em votação nominal, recebeu 12 votos pelo sim, com uma abstenção da vereadora Mayara Eller.
Posse 5
Para o biênio 2021-2022, a Mesa Diretora foi formada pelos vereadores: Vanderlei Bastos Gonçalves (presidente), Anderson Merlin Salvador (vice-presidente), Valdeci Silvestre Juliatti (1º Secretário) e José Pereira de Sena (2º Secretário). A posse da nova Mesa Diretora foi realizada em seguida.
Segurança
A cerimônia cumpriu todos os protocolos relativos à prevenção do coronavírus e contou com presença do ex-prefeito Mário Sérgio Lubiana (PSB) e do ex-vice-prefeito Adelson Salvador (PSDB), do representante do Segundo Batalhão da Polícia Militar, sub-tenente Geovan e do Pastor Silvio Ferrari, da Igreja Batista Ágape, que proferiu mensagem religiosa. No auditório, familiares dos empossados, imprensa, autoridades e lideranças que irão compor o novo governo municipal. O cerimonial foi comandado pela servidora Vanessa Tosi.
Adelson Elogiado
Durante a posse, alguns discursos exaltaram a trajetória política do ex-vice-prefeito, Adelson Salvador. Há 38 anos na vida pública, tendo exercido dois mandatos de prefeito de Nova Venécia, de deputado federal e vice-governador do Estado do Espírito Santo, Adelson nunca teve seu nome envolvido em nenhum escândalo, tão comum na política.
Sou; Não Estou!
Em seu discurso, durante a posse, o prefeito André Fagundes disse que acha vazia a expressão “estou prefeito”: “Eu não estou prefeito, eu sou prefeito; vocês são vereadores e vocês são secretários”, disse ele se dirigindo aos novos parlamentares e aos membros da sua equipe, presentes na Câmara.
Discurso
André destacou que seu mandato será pautado pelo slogan Responsabilidade e Transparência. Muitos elogiaram o discurso do prefeito, com equilíbrio e foco nas ações primordiais de que o município precisa, como no caso da Saúde.
Calado
O silêncio do ex-prefeito Mário Sérgio Lubiana durante a posse em Nova Venécia foi ensurdecedor. Ele foi convidado, e segundo uma fonte, teria cinco minutos para falar na Tribuna. No entanto, para sua surpresa, a fala foi cerceada e sua participação se limitou a “decorar” a mesa e entregar as chaves da Prefeitura aos novos gestores.
Look
Normalmente, homens usam ternos cinza ou escuros em ocasiões como a posse dos eleitos na última sexta-feira. No entanto, o traje do prefeito André Fagundes destoou dos demais. Ele optou por um terno verde-claro, camisa branca e contrariando todas as regras de etiqueta, não usou gravata na posse! Para um momento tão importante em sua vida, o prefeito caprichou no look e se destacou no recinto.
Look 2
A primeira-dama, Josieli Santana Fagundes, acertou na medida combinando um delicado vestido azul com um salto alto na mesma tonalidade. Muito discreta e elegante, se apresentou sem precisar dizer uma palavra sequer.
Aglomerações
Mesmo com as restrições a aglomerações por governos estaduais e municipais, e com o cancelamento de tradicionais eventos de réveillon pelo Brasil, a virada de ano foi marcada por aglomerações e flagrantes de festas em diversos estados pelo País.
Aglomerações 2
Ignorando a pandemia, as festas pipocaram de Norte a Sul do Brasil, assustando a quem assiste aos vídeos. Em São Mateus, onde há mais de cinco mil casos da doença, a situação parecia completamente normal; o mesmo pode ser observado em Guarapari e Marataízes. Daqui há no máximo 20 dias, a fatura virá!
Lembrando que…
No primeiro dia de 2021, o Brasil ultrapassou as 195 mil mortes causadas pelo Coronavírus. O País também já tem mais de 7,7 milhões de infectados desde o começo da pandemia.
Absurdo!
O que temos visto nos telejornais e nas redes sociais já ultrapassou, e muito, as fronteiras da irresponsabilidade, da negligência, da falta de solidariedade com outras pessoas que acabam ficando expostas ao risco – por causa da irresponsabilidade dos ignorantes – que negam a realidade. Enfim, um absurdo!
Egoístas
Após a bênção Angelus deste domingo (3), o Papa Francisco criticou as pessoas que mesmo com a pandemia do novo coronavírus saíram para viajar durante as festas de fim de ano, “buscando satisfazer apenas o próprio prazer”. De acordo com o pontífice, é responsabilidade de cada um, além da preocupação com os mais necessitados, mudar os hábitos diante da nova realidade e evitar “a tentação de cuidar apenas dos próprios interesses”.
Privilegiados
Enquanto o Governo Federal continua perdido para dar início a vacinação do povo brasileiro, clínicas privadas irão importar 5 milhões de doses de vacinas desenvolvidas na Índia e garantir a imunização dos ricos e da classe média que puder pagar. A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) informou neste domingo (3) que negocia com o laboratório indiano Bharat Biotech a compra das vacinas.
Privilégios 2
O imunizante que deve ser comprado pelas clínicas privadas, chamado de Covaxin, teve o seu uso emergencial na Índia aprovado neste domingo pelas autoridades daquele país e ainda depende da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usado no Brasil. A entidade das clínicas privadas já recebeu sinalização do Governo de que o pedido será tratado com deferência. E o pobre, ó!
Responsabilidade
Enquanto isso, o governador Renato Casagrande autorizou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) a negociar com a indústria farmacêutica para aquisição de doses de vacina para a prevenção da Covid-19. Com pouco avanço do governo federal para a compra do imunizante para a distribuição no país, a estratégia é tratar diretamente com as fabricantes e, assim, iniciar a vacinação da população capixaba.
Responsabilidade 2
O Espírito Santo já dispõe de um plano estadual de vacinação e adquiriu os insumos necessários para imunizar – 6 milhões de seringas foram compradas. E, de acordo com o governo, os recursos para a compra da vacina, também, estão garantidos.
Na Ales
Os deputados Freitas (PSB), Luiz Durão (PDT) e Marcos Madureira (Patriotas) tomaram posse na manhã desta segunda-feira (4), em cerimônia na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Eles assumiram uma cadeira na Casa em substituição aos ex-deputados Euclério Sampaio (DEM), Enivaldo dos Anjos (PSD) e Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos), novos prefeitos de Cariacica, Barra de São Francisco e Vitória.
Comente este post