
Elias de Lemos (Correio9)
A Rede Cuidar Norte voltou a realizar atendimentos presenciais que haviam sido interrompidos no mês de março, em decorrência da pandemia. Além do retorno presencial, a gerência da unidade anunciou mais duas novidades: a adoção do terceiro turno e a extensão do atendimento aos sábados.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, atendendo ao protocolo de segurança da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), em março, a Rede Cuidar substituiu o atendimento presencial pela telemedicina. O plano-piloto da implantação do serviço de teleatendimento foi testado de março a agosto, quando foi elaborado o Plano Operacional de Continuidade dos Serviços Assistenciais da Rede Cuidar/Consórcio Cim-Norte/Es: Pandemia Covid-19.

A superintendente do Consórcio Cim Norte e gerente da unidade Cuidar Norte, Risonete Maria Oliveira, explicou que em agosto o Governo do Estado lançou um programa de retomada de exames e consultas presenciais. Para atender às novas regras, a Rede Cuidar elaborou um plano de continuidade que entrou em vigor no mês de setembro.
De acordo com ela, o plano de retomada foi elaborado, detalhadamente, por uma equipe multidisciplinar a fim de preservar a segurança dos profissionais e dos pacientes. Desse modo, os gestores definiram pela criação de Polos de Atendimento da Unidade Cuidar, estrategicamente instalados nas cidades de São Mateus (Guriri), Barra de São Francisco, Conceição da Barra, Ecoporanga e Água Doce do Norte.

A medida ampliou a capacidade instalada para oferta de procedimentos (consultas e exames) seguindo as normas de segurança determinadas pelos órgãos de saúde pública, bem como descentralizou o atendimento, evitando o máximo possível a circulação dos pacientes de um município para outro, dado que o transporte sanitário ofertado pelos município é coletivo.
A criação dos polos favorece, também, a ampliação do atendimento, uma vez que a quantidade de assentos foi ampliada tendo saído de uma capacidade instalada de 267 lugares (assentos da Unidade Cuidar de Nova Venécia) para 1.047 lugares, somando a Rede Cuidar e os polos.
Sobre a retomada do atendimento presencial e as novidades adotadas, Risonete explicou que a teleconsulta e a criação dos polos foram fundamentais: “Aumentamos a capacidade instalada, sem aglomerar, sem comprometer a saúde da população. Criamos um protocolo de orientação para o transporte sanitário feito pelos municípios e adotamos o atendimento agendado. O agendamento é feito pelos próprios municípios, a partir do quadro de vagas disponíveis no sistema”, disse ela.

Atendimento em três turnos e aos sábados
Outra novidade, contemplada no Plano Operacional de retomada, é a ampliação do horário de atendimento. Além dos turnos da manhã e da tarde, a unidade passou a atender, também à noite. Assim, de segunda a sexta-feira, a Rede Cuidar atende das 7h às 21h. Já aos sábados, está disponível das 7h às 18h.
“Só conseguimos manter e continuar esses atendimentos devido a um planejamento detalhado, com etapas definidas. Quem decide pela modalidade de atendimento é o município”, disse a superintendente da Rede Cuidar.
Por fim, ela explicou como a unidade de saúde – que atende a 14 municípios – atuou desde o início da pandemia: “Vou reiterar que em momento algum a Rede Cuidar deixou de atender com médicos e enfermeiros cuidando da situação clínica dos pacientes, bem como as orientações de prevenção à Covid-19”.
Telemedicina: a medicina do agora e do futuro na Rede Cuidar
Por muito tempo, os cuidados com a saúde se resumiam a consulta médica, com avaliações clínicas e laboratoriais pouco precisas e intervenções nem sempre satisfatórias. E por muito tempo, a saúde curativa dominou a prática da medicina. No entanto, hoje, a medicina do futuro permite diagnósticos cada vez mais precisos e tratamentos personalizados e, principalmente, o acompanhamento preventivo sistemático. Através da telemedicina, na Rede Cuidar Norte, a medicina do futuro já chegou e acontece agora.

Mas, o que venha a ser “medicina do futuro”? Na Rede Cuidar ela chegou com a implantação da telemedicina, que pode ser explicada como uma evolução do conhecimento médico juntamente com o desenvolvimento, domínio e o uso das tecnologias que reúnem as inovações que permitem diferentes formas de tratamento, e o acompanhamento contínuo do estado de saúde dos pacientes. Isso é possível por meio de teleatendimento, ou atendimento remoto, sem necessidade de deslocamento do paciente.
Com a pandemia do novo coronavírus, a telemedicina não está ligada exclusivamente ao futuro, mas a uma nova forma inovadora e pioneira de cuidar da saúde.

O que é telemedicina e como ela funciona na Rede Cuidar
O teleatendimento foi iniciado a partir dos prontuários de pacientes que já vinham sendo acompanhados pela Rede Cuidar antes da pandemia. Com a interrupção do atendimento presencial, eles passaram a ser atendidos em seus municípios, assistidos por equipes das Unidades de Saúde da Família e postos de saúde.
A equipe da Rede Cuidar liga para os pacientes e os classifica por categorias de atendimento. Em seguida, a classificação é informada ao Núcleo Interno de Regulação (NIR). A classificação é enviada para as coordenações nos municípios.
As equipes de enfermagem dos municípios recebem os comunicados do NIR e realizam os agendamentos de acordo com a urgência de cada caso.
Através de videocâmeras, do consultório da Rede Cuidar, o médico consulta o paciente onde ele estiver – em casa ou no posto de saúde mais próximo – sempre acompanhado pelo profissional de enfermagem que faz o monitoramento contínuo da pessoa.

Agora, os médicos passaram a atender, também de suas casas, via telefone.
Exames simples são feitos nos próprios municípios, já os mais especializados, nos laboratórios da Rede Cuidar. Se, ao contrário, o paciente tiver alguma necessidade urgente ele procura um hospital local, é estabilizado e, depois, se necessário, ele é levado à Rede Cuidar.
A equipe de monitoramento fala com aproximadamente 70 usuários por dia.
Na pandemia, atendimentos da Rede Cuidar foram feitos sem aglomerações
Por deliberação em assembleia, no mês de março, o consórcio CIM NORTE/ES suspendeu os atendimentos presenciais na Unidade Cuidar Norte até 31 de julho de 2020, devido a situação de emergência em saúde pública vigente País
Com isso, a entidade adotou o serviço de telemedicina, com o uso da tecnologia para a realização de telemonitoramento por enfermeiros e técnicos de enfermagem, dos pacientes das linhas de cuidados em acompanhamento.

De abril a agosto de 2020, foram monitorados 1.510 pacientes os quais receberam orientações de prevenção à COVID-19, bem como da sua situação clínica em acompanhamento na Unidade Cuidar Norte. O referido monitoramento foi determinante para que os gestores municipais (prefeitos e secretários) decidissem pela implantação de atendimento dos pacientes via teleconsultas e retorno dos exames presenciais nas situações de urgência.
As secretárias municipais foram informando aos pacientes das linhas de cuidado e da população geral para que os municípios pudessem providenciar o reagendamento dos mesmos, conforme as ofertas de vagas que iniciaram a partir do mês de junho.
Na medida em que os procedimentos foram sendo ofertados, os pacientes das linhas de cuidado – que tiveram os seus agendamentos cancelados – foram reagendados pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR) com prioridade, e os de população geral pela regulação dos municípios.

A superintendente do Consórcio, Risonete Oliveira, esclareceu que o consórcio atendeu a todos os protocolos de segurança adotados para prevenção à Covid-19 e orientou aos gestores municipais os cuidados necessários.
Atendimentos
Além do total de 1.510 pacientes monitorados, foram ofertados no período de maio a agosto de 2020, 5.649 procedimentos (consultas e exames), sendo que destes foram agendados e atendidos o total de 3.957 pacientes. No entanto, os não atendidos foi por absenteísmo (quando o paciente não comparece).

Para Risonete, a situação confirma que, apesar da situação da pandemia, o consórcio CIM NORTE/ES não deixou de atender à população com as medidas tomadas pelos gestores dos 14 municípios que o compõem, chegando a um total de oferta de 5.649 procedimentos e realizando entre monitoramento, teleconsultas e exames um total de 4.998 procedimentos.
O que é a Rede Cuidar Norte?
Inaugurada em 2017 em Nova Venécia, a Rede Cuidar é um novo modo de assistência à saúde, que oferece um atendimento mais próximo e humanizado. O modelo funciona com um trabalho coletivo, organizado junto com as 14 prefeituras que compõem o Consórcio CIM Norte, que administra a estrutura.
Profissionais e agentes comunitários de saúde foram qualificados para atuar na Rede Cuidar, num processo que é chamado de Planificação da atenção à saúde.
A proposta da Planificação da Atenção à Saúde (PAS) tem como objetivo apoiar o corpo técnico-gerencial das secretarias estaduais e municipais de saúde na organização dos macroprocessos da atenção primária à saúde (APS) e da atenção ambulatorial especializada (AAE). Permite desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários sob a sua responsabilidade, baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas.
Nesse sentido, as atividades da Planificação podem ser compreendidas como um modelo de mudança no trabalho das equipes e serviços, buscando a correta operacionalização de uma dada rede de atenção integrada.
Atualmente, 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na atenção básica, 15% na atenção ambulatorial e 5% nos hospitais. Mas, para que isso é necessário um sistema de atendimento, como a Rede Cuidar.
Na Rede Cuidar, as equipes são formadas por profissionais de saúde de diversas áreas (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, biólogos, fisioterapeutas, dentistas, etc.) e outros trabalhadores da saúde (agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, recepcionistas, auxiliares de serviços, técnicos de enfermagem, motoristas, auxiliares de consultório dentário, etc.).
Este novo modelo está baseado na classificação de risco das famílias e da estratificação de risco dos pacientes em alto e muito alto risco, ou seja, depende qual o estado de saúde da pessoa. Uma vez feita a correta avaliação na Unidade Básica, se necessário, o paciente será encaminhado para a consulta especializada e exames.
Mas não é só isso! A Unidade Básica e a Unidade de Consultas trabalham juntas para acompanhar todos os passos do paciente. A comunicação entre esses dois níveis de atendimento é fundamental para que a Rede Cuidar funcione e as pessoas tenham um atendimento de qualidade. É por meio dessa comunicação que o acompanhamento integral é feito.
Uma vez atendido na Rede Cuidar, o paciente volta para casa com um plano de cuidado elaborado para ele e por ele, com dicas e orientações sobre alimentação, exercícios e como tomar corretamente os remédios que precisa.
O CIM NORTE é consórcio gestor da Rede Cuidar Norte, que abrange 14 municípios, desempenhando funções político- institucionais, técnico-operacionais e estratégico-gerenciais junto às prefeituras. Os municípios do consórcio são: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão. De acordo com o IBGE, juntos, os 14 municípios somam 450.788 habitantes.
Atendimento diferenciado
Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve vir de encaminhamento das unidades de saúde de seu município. O Centro de Especialidades é voltado apenas para atendimentos ambulatoriais especializados.
O paciente é acompanhado pela equipe de atenção primária do município onde reside, o que possibilita a inteiração entre a Rede Cuidar e as equipes dos Programas Saúde da Família (PSF) dos municípios.
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