Ousadia
Um furto ‘pra’ lá de ousado aconteceu em Nova Venécia! Não foi bicicleta, nem galinha; os larápios levaram uma escavadeira, furtada no último sábado, 22, no Bairro Aeroporto, em Nova Venécia. O veículo, de mais de 20 toneladas, estava estacionado no pátio da Igreja Católica do Bairro, quando foi levado.
Ousadia 2
O caminhão usado no transporte foi um Volkswagen branco, com placas de Sumaré-SP, que foi interceptado pela polícia no município de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado do Espírito Santo, na manhã de segunda-feira, 24.
Ousadia 3
A máquina (avaliada em R$ 230 mil) é propriedade da empresa Planalto, de Linhares, e estava alugada para a empreiteira que está realizando a obra de drenagem e pavimentação da Avenida Virgílio Altoé, no Bairro Aeroporto.
Eleições
Se por um lado o isolamento social, decorrente da pandemia do novo coronavírus, dificulta o contato entre os pré-candidatos e os eleitores, por outro, a tecnologia favorece, e muito, o lançamento das pré-candidaturas. “Santinhos” digitais vêm inundando as redes sociais! E olha que tem muitos pretendentes à Câmara de Vereadores de Nova Venécia. Vai ser difícil escolher porque a lista é grande!
Eleições 2
Está ficando evidenciado que aqueles que buscam uma vaga na disputa descobriram o poder da internet na promoção da imagem. Esta deverá ser uma eleição digital!
Eleições 3
Se vai resultar em casamento, não é possível dizer, mas o namoro está intenso nos bastidores da política em Nova Venécia. As “conversas ao pé do ouvido” acontecem dia e noite! E a busca por alianças envolve negociações que indicam a formação de três a quatro blocos! No entanto, tudo pode acontecer.
Eleições 4
O PSB do prefeito Barrigueira – de Nova Venécia – recebeu a adesão do Patriota, que não anunciou quantos candidatos a vereadores pretende lançar, mas vai apoiar o pré-candidato Edson Marquiori. Além deste, outras sete siglas estão praticamente ‘fechadas’ com o grupo do PSB.
Marquiori
Desde que deixou a Secretaria Municipal de Planejamento, Edson Marquiori tem percorrido o “mapa” de Nova Venécia. Pré-candidato a prefeito na sucessão do prefeito Barrigueira, ele está com a agenda cheia, com reuniões que acontecem de segunda a segunda, na cidade e no interior; além da ação nas redes sociais.
André
André Fagundes (PDT), também não entrou em pré-campanha por brincadeira. Ele sempre foi ativo nas redes sociais, mas, agora, virou “figura fácil” nas redes. Usando ‘santinhos’ digitais, vídeos e pequenos textos, André tem procurado levar sua mensagem aos eleitores.
Clio Venturim
O MDB do Clio Venturim parece estar perto do PSDB do vice-prefeito, Adelson Salvador. Clio é pré-candidato e, pelo menos, por enquanto, parece não abrir mão de sua candidatura. Ele vem trabalhando há muito tempo por isso e tem se exposto para negociações. Além disso, ele conta com o apoio irrestrito do ex-prefeito Wilson Venturim, o Japonês.
Japonês
Mesmo quando o ex-prefeito Japonês não participa como candidato, ele está dentro da política, isso é fato. E é o que deve acontecer nas eleições deste ano. Sua expectativa é de emplacar o nome do filho, o pré-candidato Clio, como candidato e vê-lo prefeito de Nova Venécia.
Adelson
Por outro lado, ainda não está claro qual o real interesse de Adelson Salvador (PSDB) na disputa eleitoral. Adelson vem dizendo que é pré-candidato a prefeito, mas ele não tem se movimentado publicamente (nas redes sociais), como os demais, apesar de que ele nunca foi assíduo nas redes. No entanto, o que pode ajudar a entender a participação dele no processo eleitoral é o fator Anderson Salvador.
Anderson
Anderson é presidente do PSDB e tem um trabalho de estímulo para disseminação do espírito empreendedor em jovens. Essa interlocução com a juventude é uma grande vantagem! Ele tem realizado reuniões comunitárias e debatido questões locais. Um dos mais ativos nas redes sociais, ele orienta e ajuda jovens na inserção do mercado de trabalho, sendo conhecedor da dinâmica da busca do primeiro emprego em Nova Venécia. Uma coisa é certa: ele é pré-candidato a alguma coisa.
Wanessa
Já a ex-secretária municipal de Educação, Wanessa Sechim (PSD), não fala nada, não confirma sua pré-candidatura, mas é um nome que está no páreo. Ela é aliada do ex-prefeito Walter De Prá e tem a amizade e a confiança do ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, porém, não menos, ou talvez o mais importante é o currículo que ela exibe.
Antonio Emílio
O ex-presidente da Câmara, Antonio Emílio (Cidadania), tem se apresentado como pré-candidato a prefeito, no entanto, ele não tem se apresentado com um grupo, como a maioria. Inteligente, ele é considerado um bom vereador e fez um ótimo trabalho nos dois anos em que presidiu a Casa de Leis veneciana. Antonio Emílio conta com o apoio do deputado federal Josias da Vitória e recebeu o apoio de De Prá, quando foi candidato a deputado estadual. Mas, agora, entre ele e Wanessa, De Prá provavelmente apoia Wanessa.
Gleyciaria
Fontes seguras dão conta de que a única vereadora da atual legislatura, Gleyciaria Bergamim (DEM) não deseja se recandidatar ao cargo. Ela deseja alçar um voo mais alto. Isso quer dizer que, segundo a fonte, ela só disputaria a eleição se fosse à chapa majoritária, não importando se como prefeita ou vice. Ela conta com o apoio da deputada federal Norma Ayub.
Professora Cláudia
A pré-candidatura da professora Cláudia foi lançada há alguns meses pelo PT. E ela está ativa nas redes sociais. Em grupos de WhatsApp, participa de conversas e debates com ativistas e lideranças de classe. Até agora, ela e a equipe que cuida a pré-campanha sustentam que não farão alianças.
Luciano Márcio
O vereador Luciano Márcio (PSD) deseja a candidatura a prefeito. Mas, pelo que se observa até aqui, ele poderá compor chapa majoritária com algum outro candidato. Luciano já foi presidente da Câmara de Nova Venécia e fez um excelente trabalho.
De Prá
O nosso velho guerreiro está recluso, por causa da pandemia do novo coronavírus, mas ele não está fora de cena. Ele enfrenta a resistência da família. No entanto, podem apostar, ele não lançou pré-candidatura, mas quer ser candidato. Se ele não for candidato, estará em algum palanque certamente.
Wemerson Nogueira
O “Professor Nota 10” está nas redes sociais percorrendo bairros e gravando vídeos. Ele se apresenta como pré-candidato a prefeito. Wemerson Nogueira é filiado à Rede Sustentabilidade, partido que já havia declarado apoio ao André Fagundes, mas retirou depois e anunciou que está independente. A Rede conta com 20 pré-candidatos a vereadores e o caminho da chapa majoritária será definido somente após as convenções.
Barrigueira
Depois de quase dois anos de um governo sem nenhum apoio do Governo do Estado, o prefeito Barrigueira está correndo para aproveitar a chance de tirar do papel os projetos que estavam prontos, mas, não havia dinheiro. Agora, com as verbas que chegam, do governo estadual, ele não para na Prefeitura, passa a maior parte do dia “em cima” das obras.
Nota A
Mais uma vez o Estado do Espírito Santo recebeu nota “A” do Tesouro Nacional (STN) no que diz respeito à Capacidade de Pagamento do Estado (Capag). Desde 2012, o Governo do Estado recebe a nota mais alta no Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais. A confirmação veio na segunda-feira (24), na publicação “Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais”, da STN. O Estado de Rondônia também recebeu nota “A”.
Em Brasília
Nos bastidores do Palácio do Planalto, a ministra Damares Alves (Mulher, Família e dos Direitos Humanos) é cotada para ser a vice do presidente Jair Bolsonaro na chapa de reeleição em 2022. Interlocutores dizem que Bolsonaro vê na ministra potencial para atingir o eleitorado nordestino e as faixas de renda mais baixa, justamente onde teve franco desempenho nas urnas em 2018.
Em Brasília 2
Outro ponto a favor de Damares é o fato de ela ser evangélica e encampar pautas conservadoras que agradam o presidente Bolsonaro, como direitos humanos, feminismo, juventude, adolescência e relacionamento homoafetivo.
Hipocrisia
“Eu sou a favor da vida! Aborto não! Serei deputada federal porque vou defender o direito de nascer. Vote 5593, Flordelis para deputada federal.”. A hoje deputada foi indiciada por matar o marido!
Hipocrisia 2
Antes de ser morto, o marido de Flordelis era filho adotivo dela. Também foi genro, pois chegou a namorar a filha biológica da deputada, que no caso era sua irmã. Após o casamento ele passou a ser padrasto da irmã e ex-namorada, marido da sua mãe, ex-genro da mesma e padrasto de si. Entenderam?
Comente este post