A carreata do grupo intitulado “Direita Nova Venécia”, que seria realizada nesta sexta-feira, 17, foi cancelada em cima da hora. Os organizadores divulgaram uma nota (leia abaixo) informando que o cancelamento se deu atendendo a uma recomendação do Ministério Público.
De acordo com os organizadores, o objetivo do movimento seria protestar contra o decreto municipal que determina a abertura do comércio em dias alternados. A alternância começou a valer no dia 30 de junho, após a mudança na classificação do município de Nova Venécia de moderado para risco alto de propagação do novo coronavírus.
O novo Mapa entrou em vigor no dia 29. Com a nova classificação, o município tem que seguir novas medidas restritivas, já que é mediante a este fator que o Estado define as regras para o funcionamento de atividades comerciais e serviços.
Os municípios de risco alto, como é o caso de Nova Venécia, passaram a ter o comércio funcionando de maneira alternada e fechando em sua totalidade aos finais de semana. Medidas sociais e em relação ao transporte coletivo também se tornaram mais restritivas.
No entanto, a medida desagrada os comerciantes devido a queda nas vendas, que vem se acentuando desde o início da pandemia.
De acordo com os organizadores da carreata, o grupo vai adotar medidas legais para a realização do movimento.
VEJA O COMUNICADO DA DIREITA NV:
“Comunicamos à sociedade veneciana que em cumprimento a Notificação Recomendatória do Ministério Público do Estado do Espírito Santo – Promotoria de Justiça de Nova Venécia, ES, n.º 004/2020, estamos CANCELANDO a CARREATA DEMOCRÁTICA, marcada para o dia de hoje, que visava a demonstração de indignação com o Decreto Municipal baixado pelo Senhor Prefeito, Mario Sergio Lubiana (Barrigueira), o qual determinou o funcionamento do comércio veneciano em dias alternados, fechamento de determinados comércios e restrição de horário de funcionamento. Sabedores somos da primordialidade da saúde física, porém temos que atentar que a economia local está indo a bancarrota (saúde econômica) e consequências catastróficas já estamos vivendo. Contudo, com respeito, cancelamos o evento, deixando claro que pelos meios legais cabíveis buscaremos o direito de manifestação democrática, ordeira e com observância da segurança a saúde, como seria realizada a carreata. A todos da sociedade que nos apoiaram, o nosso muito obrigado e estamos juntos na melhoria da qualidade de vida de todos os venecianos”.
Comente este post