Novo Líder
O deputado Dary Pagung (PSB) foi oficializado líder do governo em mensagem encaminhada pelo governador Renato Casagrande à Assembleia Legislativa no final da tarde de quarta-feira (15). Cabe ao posto, encaminhar e defender os projetos do Executivo enviados ao Parlamento, entre outras prerrogativas.
Novo Líder 2
Pagung já estava exercendo a função de líder, interinamente, há três meses, após a saída do titular Freitas (PSB), suplente do deputado licenciado Bruno Lamas (PSB). Lamas ocupava o cargo de secretário estadual de Trabalho, Desenvolvimento e Assistência Social, mas retornou ao parlamento em abril deste ano.
Novo Líder 3
Dary Pagung é advogado, pós-graduado em Direito Público e está em seu quarto mandato consecutivo como deputado estadual. É natural de Baixo Guandu, no noroeste do Espírito Santo, onde foi eleito vereador por duas vezes, em 1996 e 2004.
Liberou!
Na quinta-feira (15) foi liberado o trânsito de veículos em um trecho da Av. Guanabara, em Nova Venécia, onde a pavimentação asfáltica já foi concluída. Agora, do início do Morro do Cebolas até a entrada do 2º Batalhão os motoristas podem sentir o gostinho de dirigir em uma via de excelente qualidade. Imagine só quando estiver tudo pronto?!
Estreia
Na verdade, quem fez a estreia da avenida não foi nenhum veículo veneciano. Na madrugada anterior um skatista maluco desceu a ladeira e parou nas imediações do Supermercado Rondelli. Um vídeo foi gravado e viralizou no WhatsApp de muita gente. O homem ainda não foi identificado. Que perigo!
Em obras
Grande parte dos antigos bloquetes da Av. Guanabara foi encaminhada para o bairro São Cristóvão. Por lá, algumas ruas já estão recebendo o calçamento. Há décadas que os moradores do São Cristóvão esperavam por esse tão sonhado momento.
Soprando Velinhas
A Rádio Cidade 101,1 FM, grande parceira do Correio9, comemorou três anos nesta semana. Muitas promoções foram realizadas e muitos prêmios foram distribuídos aos ouvintes. Hoje, a Cidade FM é referência em toda a região e conta com uma programação de alto nível. Alô Januário, alô Miguel e toda a equipe, aquele abraço apertado! Sucesso sempre!
UTI’s
Mais 346 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 foram habilitados pelo Governo Federal no Espírito Santo. Para isso, o Ministério da Saúde vai repassar R$ 49,8 milhões a 14 hospitais capixabas, segundo informações do deputado federal Evair de Melo.
UTI’s 2
Com a habilitação desses 346 novos leitos, a rede pública de saúde do Espírito Santo passará a contar com um total de 1.041 leitos de UTI, o que vai possibilitar a redução do índice de ocupação, chegando a 52,16%. Hoje, o Estado possui 695 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 e uma taxa de ocupação de 78,13%, conforme dados do portal https://coronavirus.es.gov.br/leitos-uti.
UTI’s 2
Segundo o Ministério da Saúde, os novos leitos serão habilitados em hospitais públicos e filantrópicos localizados nos municípios de São Mateus, Linhares, Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí e Itapemirim.
UTI’s 4
Recentemente, em uma reportagem exclusiva do Correio9, revelamos que a Sesa ofertou 10 leitos de UTI para o Hospital São Marcos, em Nova Venécia. Entretanto, a Sociedade Beneficente São Camilo, mantenedora da unidade, não demonstrou interesse na parceria. Certamente a gestão da São Camilo tem seus motivos para isso, porém, podia dar uma resposta à sociedade veneciana sobre essa questão.
UTI’s 5
Enquanto isso, temos apenas que aplaudir os municípios que irão receber os novos leitos. A população merece sempre um atendimento melhor na área da saúde.
UTI’s 6
A coluna ficou sabendo que hospitais de todo o Espírito Santo (privados ou filantrópicos) estão loucos querendo a parceria com o Governo do Estado para a implantação desses 10 leitos de UTI que seriam destinados para Nova Venécia. A briga está grande em vários municípios de Norte a Sul. É como dizem no jargão do futebol né: “quem não faz, leva”.
Carreata
O grupo intitulado Direita Nova Venécia está organizando uma carreata para esta sexta-feira (17). O propósito é reivindicar pela abertura do comércio e manutenção dos empregos. A manifestação terá início às 14 horas, no Bairro São Cristóvão e deve percorrer as principais ruas da cidade. Os organizadores pedem para que os motoristas não saiam dos veículos para evitar aglomerações. O grupo é simpatizante do presidente Jair Bolsonaro, que desde o início da pandemia alertava que era preciso cuidar da saúde, mas também da economia, e que o comércio não deveria ter sido fechado da maneira que foi, sob ordens de prefeitos e governadores.
Crise
Um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) mostra que 1,3 milhão de empresas estavam com atividades encerradas temporária ou definitivamente na primeira quinzena de junho.
Das empresas fechadas, 522,7 mil (39,4%) encerraram as atividades por causa da pandemia, sendo empresas de pequeno porte (99,2%), de porte intermediário (0,8%) e de grande porte (menos de 1%).
Das empresas que estão com as portas fechadas, 716,4 mil não voltarão à ativa após a pandemia.
Pelado, Pelado
Um dos assuntos mais comentados da semana foi o vazamento na web de fotos e vídeos íntimos supostamente atribuídos ao cantor Tiago Iorc. O assunto parou no topo dos trending topics do Twitter e as imagens deixaram as fãs alvoroçadas. Muitos memes e piadas também começaram a surgir, até mesmo entre os famosos.
Nudes
O youtuber Whinderson Nunes ironizou: “Vc acordar e ver que o p… do Tiago Iorc não foi um sonho é assustador”, escreveu no Twitter. O humorista ainda mencionou o período em que o músico ficou sumido da mídia, em uma de suas tiradas: “Por isso que o Tiago some, o coração do homem pra bombear sangue pra um pomba daquela é muito esforço, tem que descansar no mínimo um ano”, brincou. E sobre o viral, completou, usando um trecho de uma das canções de Iorc: “E ainda é mentiroso o Tiago Iorc viu, disse que ‘quase ninguém vê’…”
A cantora Roberta Miranda também comentou: “Isto não é um pinto … é um rolo de macarrão”.
Até o momento, Iorc ainda não se pronunciou sobre o assunto para afirmar ou negar a veracidade do vazamento.

Comente este post