A Câmara Municipal de Nova Venécia aprovou, no dia 15 de julho, o Projeto de lei 30/2025, que institui no âmbito do Poder Legislativo do Município de Nova Venécia, a comenda Constância D’Angola, de iniciativa do vereador e presidente Victor Cremasco Mendonça (DC).
Entre as finalidades da honraria, consta no Projeto de lei que a comenda tem objetivo de garantir a dignidade da pessoa humana para o povo negro, reconhecer a importância da raça negra na formação da cultura de nossa sociedade, combater qualquer forma de conduta de racismo, respeitar as origens e reconhecer as adversidades que marcaram o período da escravidão, promover a cultura afro descendente e a miscigenação de povos, formar uma sociedade verdadeira única e que garanta os direitos a todos, e promover a igualdade racial e enfrentamento ao racismo.
“Esse projeto vem valorizar o povo negro de nossa cidade. Colocamos nosso Legislativo à disposição para parabenizar o povo negro que se destaca ou se destacou, com relevantes serviços em nosso município, e, também, os grupos culturais venecianos. Nossa Câmara luta pela igualdade, e vamos assim, em todos os anos, no mês de novembro, homenagear o povo negro. Nosso poder legislativo abraça a todos os povos. Agradecemos a todos os vereadores pelo apoio neste importante projeto de lei”, comenta o presidente, Victor Cremasco.
Comente este post