
Elias de Lemos (Correio9)
Cuidar da saúde mental é essencial para enfrentar os desafios da vida cotidiana, lidar com o estresse e manter relacionamentos saudáveis. Isto exige autocuidado e busca de equilíbrio. Neste sentido, a especialista em Reiki, Catia Justiniano, atua em Nova Venécia auxiliando quem busca se manter saudável dentro de uma sociedade adoecida.
Nesta entrevista ao Correio9, Catia explica o que é o Reiki e como funciona: “É um sistema natural de equilíbrio energético que promove bem-estar, reduz o estresse e auxilia na recuperação da saúde. De origem japonesa, o termo significa “energia vital universal” e refere-se à união da energia cósmica (Rei) com a energia vital individual (Ki)”.
O que é Reiki?
“É um método simples, não invasivo e sem o uso de instrumentos, baseado na imposição das mãos. Pode ser aplicado em qualquer lugar, por qualquer pessoa iniciada no sistema. O Reiki atua nos níveis físico, emocional, mental e espiritual, promovendo relaxamento profundo, fortalecimento do sistema imunológico e autoconhecimento. Não substitui tratamentos médicos, mas complementa outras abordagens terapêuticas com segurança”.
“É reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), tratando-se de uma prática integrativa acessível a todas as pessoas, independentemente de crenças ou religiões. Ele não utiliza a energia pessoal do praticante, mas canaliza a energia universal, promovendo harmonia sem desgaste. Reiki não substitui a medicina tradicional, mas é um complemento integrativo. Não é religião, não tem dogmas, e é acessível a todas as pessoas”.
Quando começou?
“Iniciei minha jornada no Reiki em maio de 2021 e, desde então, tenho me dedicado intensamente ao estudo e à prática dessa terapia energética. Atualmente, sou mestre em Reiki Usui e Karuna. No Espaço Justiniano, ministro cursos que já formaram mais de 90 alunos, consolidando uma comunidade comprometida com a promoção do bem-estar e da harmonia. Nossa missão é difundir os benefícios do Reiki, capacitando novos praticantes e, fortalecendo os laços entre aqueles que compartilham esse propósito de equilíbrio e saúde integral”.
“Eu tinha alguns amigos que eram reikianos, eu olhava, fazia vista grossa, eu não entendia, mas, não buscava informação. Aí, na pandemia, eu falei: gente, eu tenho que fazer alguma coisa. Todo mundo dentro de casa e aquilo foi agoniando. Fiz análise, quando me dei conta, estava fazendo curso de Reiki nível 1, depois fiz o dois e o três. Encarei o mestrado e de repente eu estava dentro de uma sala de aula. Eu nunca me imaginei dando aula!”.
Quem pode praticar?
Qualquer pessoa pode ser iniciada no Usui Reiki Ryoho?: “Naturalmente. Homens, mulheres, idosos e jovens, médicos, gestantes e pessoas sem estudo, que vivem de acordo com os princípios morais, podem certamente aprender em pouco tempo a curar-se e curar outras pessoas. Até hoje, já iniciei mais de mil pessoas, e nenhuma delas deixou de alcançar o resultado desejado”.
“Todos, mesmo os que acabaram de aprender o Shoden (Nível 1), aparentemente, receberam a habilidade de curar doenças. Se pensarmos a respeito, parece muito estranho que possamos aprender a curar em tão pouco tempo, pois é a coisa mais difícil (do mundo) para os seres humanos. Até eu acho isso incrível. Esta é a característica de nosso método de cura espiritual: podermos aprender algo tão difícil de um modo tão simples”.
Plantão Social
“O Plantão Social é uma proposta que os alunos abraçaram: funciona na segunda-feira, e é para quem precisa e não pode pagar. O contato é com a Josiane. Todo o trabalho é voluntário. Funciona assim: são quatro sessões, uma a cada segunda-feira. Se faltar e não avisar, há uma tolerância justificada. Duas faltas, perde a vaga porque tem outras pessoas precisando. A gente fala que é o nosso SUS energético, é uma proposta para contribuir com a comunidade, uma vez que, o Reiki está, na teoria, dentro do SUS – como prática preventiva complementar de saúde – mas, na prática mesmo não funciona; assim, levamos esse pouquinho que a gente pode dar para quem precisa. Eu digo que, se tivesse um reikiano em cada família, a gente não estaria respirando essa desestrutura que está aí fora”.
Se você gostou da terapia reikiana e quer saber mais, entre em contato com o Espaço Justiniano: (27) 99900-0611. Para o Plantão Social, fale com a Josiane Quartezani: (27) 99787-1523.
Se você sentiu um chamado, permita-se seguir essa energia que pulsa dentro de você.
No Espaço Justiniano, acolhemos você para essa jornada de cuidado e transformação.
Agende sua sessão e comece a vivenciar o Reiki: sentir a energia, despertar a consciência, cuidar do seu bem-estar integral.
Agendamentos pelo telefone: (27) 99900-0611
Plantão Social para atendimentos especiais: (27) 99787-1523 (falar com Josiane)
Reiki é mais que uma prática — é um convite para se reconectar consigo mesmo.
Comente este post