
Morreu na madrugada desta quinta-feira (14), o ex-governador do Espírito Santo, Max Mauro, aos 87 anos. O político estava internado em um hospital particular de Vitória desde 16 de setembro para tratar uma pneumonia. Segundo a família, a causa da morte foi insuficiência renal aguda.
A morte foi informada pelo filho, o ex-prefeito de Vila Velha Max Mauro Filho (PSDB).
“Com muita dor no coração venho informar o falecimento do meu querido pai. Às três horas da madrugada deste dia 14 de novembro, faleceu dormindo, aos 87 anos de idade. A causa imediata foi insuficiência renal aguda, após 60 (sessenta) dias de internação hospitalar”, publicou em uma rede social.
O velório vai acontecer a partir das 15h, desta quinta-feira (14), com previsão de encerramento às 12h, desta sexta (15), na Assembleia Legislativa, em Vitória, solenidade aberta ao público. O enterro será às 15h, nesta sexta-feira (15), no Cemitério Jardim da Paz, em Vila Velha, na Grande Vitória.
Além de Max Mauro Filho, que além do nome herdou a vocação política do pai, Max Mauro deixa a filha Márgia, quatro netos, Mariana, João Pedro, Luísa e Davi, e quatro bisnetos, Zion, Levi, Ayla e Lana.
O político foi diagnosticado com Alzheimer há sete anos. Em 2024, passou por diversas internações até a última entrada em um hospital, há cerca de dois meses.
Nos últimos dias, teve um agravamento das condições cardíacas, neurológicas e renal após ocorrência de uma broncopneumonia, e já não conseguia se alimentar, mesmo por sonda.
Um boletim médico divulgado pela família do político no dia 5 de novembro já indicava que o paciente estava recebendo cuidados contínuos devido à gravidade do caso.
“O paciente segue sob cuidados contínuos da equipe médica e multidisciplinar, mantendo os agravos e a condição clínica geral de ontem (segunda-feira, 4)”, informou o comunicado.
A Prefeitura de Vila Velha decretou luto oficial de três dias em homenagem e respeito à memória do político.
Trajetória política
Max Mauro nasceu em Vila Velha, na Grande Vitória, em 11 de março de 1937, filho do também político Saturnino Rangel Mauro. Era médico, formado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) no final da década de 50 (1957-1962).
Na política foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Espírito Santo. Foi prefeito de Vila Velha (1971 a 1973); deputado estadual (1975 a 1979); deputado federal em três mandatos (1979-1983, 1983-1987 e 1999-2003).
Como médico, sempre priorizou ações na área da saúde, tanto como prefeito quanto em seus mandatos legislativos.
Ocupou o cargo máximo do executivo estadual quando se elegeu governador do Espírito Santo, em 1987.
Se lançou novamente como candidato ao Palácio Anchieta (2002), para senador (2006) e para deputado estadual (2010), sem alcançar vitórias. Desde 2010, não disputou mais nenhuma eleição.
Comente este post