
A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Setor de Habitação, adquiriu 100 kits de fossa séptica biodigestora para doação a população da zona rural do município, a iniciativa pioneira foi aprovada em Sessão Ordinária, através da Lei Nº 79/2023, de autoria do prefeito André Fagundes.
O projeto faz parte da Política de Incentivo para Fossa Ecológica na Zona Rural “Despoluir Mananciais para Beber Água da Fonte”, que possui como objetivo principal, o correto tratamento do esgotamento sanitário.
Segundo a engenheira do Setor de Habitação, a fossa séptica biodigestora recebe todo o esgoto da residência, que compreende o despejo de vasos sanitários, lavatórios e chuveiros. “Esse tipo de fossa tem como diretriz manter o meio ambiente equilibrado em busca de desenvolvimento sustentável, não prejudica o lençol freático, não contamina o solo e não expõe os moradores, como acontece com as fossas negras”, pontua.
Um dos critérios para receber o Kit, é o interessado estar inscrito no Programa Federal Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico. A Secretaria Municipal de Assistência Social disponibiliza a todos os beneficiários, uma cartilha, as sanções previstas em leis e o adequado processo de instalação do kit fossa séptica biodigestora, bem como equipe técnica, uma engenheira e uma assistente social orientando sobre a importância da implantação das unidades de tratamentos de esgoto sanitário.
Até o momento a equipe já entrevistou cerca de cinquenta possíveis beneficiários das regiões de Chapadinha, Córrego do Limão, Assentamento Lamarca, São Luiz Rei, Santo Antônio do XV, Córrego Celestina, Assentamento Travessia, Travessia, Assentamento do Rodeio, São João, São José do Campo Real, Poção e Cristalina.
A próxima etapa, que compreende orientação e visita técnica, está prevista para atender as regiões de Água Limpa, Barra de Boa Vista, Perdida, Guararema, Dantas, São Gonçalo, Pip Nuck e Luzilândia.
A secretária de Assistência Social, Herileny Teresa Pratte, destaca que além dos atendimentos na sede da Secretaria, encontros por regiões estão sendo feitos, ou seja, a equipe do Setor Habitacional vai até a Zona Rural para orientar e falar da importância do projeto e para dar maior comodidade aos moradores do interior.
Comente este post