
Mais de 20 empreendedores, proprietários de bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e similares de Nova Venécia, se reuniram nesta quinta-feira (14) para dar o pontapé inicial em um processo de união, que tem o propósito de fortalecer a categoria por meio do planejamento de ações e definição de estratégias voltadas para a expansão dos negócios, além de criar soluções mais objetivas para possíveis situações que são encontradas pelo setor.
A reunião, que aconteceu no auditório do Sebrae, foi articulada pelo vereador Otamir Carloni (PSB), que aposta neste tipo de organização, pensando no fomento do setor. Após cada participante ter tido a oportunidade de colocar sua opinião, ficou evidenciado que mão de obra qualificada é um problema que praticamente todos enfrentam e diante disso, a necessidade de cursos de capacitação profissional.
“A partir do momento em que temos uma organização consolidada, com as pessoas do setor envolvidas, conseguimos abrir um leque de oportunidades, onde todos saem ganhando. Por exemplo: podemos realizar cursos e capacitações de mão de obra para profissões como garçom, chapeiro, pizzaiolo, atendente e áreas comuns dos empreendimentos e todos já podem sair do curso trabalhando nos empreendimentos; além disso, dá para trabalhar as compras coletivas; podemos também trabalhar junto aos nossos governantes verbas por meio de emendas parlamentares, ou de outras formas de convênios, para a realização de eventos ou feiras que aquecem o setor, enfim, uma gama vasta de vantagens”, disse o vereador.
A ideia é que as ações futuras aconteçam em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Nova Venécia (CDL), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
Ainda de acordo com Carloni, a boa participação por parte dos empreendedores evidencia a necessidade de que o setor realmente precisa se organizar em Nova Venécia. “Tivemos uma participação expressiva de empreendedores, o que mostra que eles estão querendo e precisando dessa organização. Esse foi o pontapé que precisávamos para dar início a essa organização. Acredito que no próximo ano já teremos uma organização consolidada, onde vamos começar a desfrutar dessas vantagens e todos vão entender essa necessidade”, projeta Carloni.
No final da reunião foi formado um comitê entre os empresários que vai acompanhar, com mais proximidade, os próximos passos do projeto. Outra reunião foi pré-agendada para o mês de janeiro, envolvendo as entidades ligadas ao setor.
Comente este post