
Elias de Lemos (Correio9)
Concluída a retotalização dos votos, ficou confirmada a perda do mandato do vereador Pedro Gonçalves (Podemos) e em seu lugar vai assumir o primeiro suplente do PSB, Otamir Carloni, que teve 414 votos na eleição de 2020.
A mudança se dá depois de constatada fraude praticada pelo Podemos nas eleições municipais de 2020. A fraude é referente à cota de gênero. O partido de Pedro fraudou a cota de candidatas mulheres na sigla, o que causou a anulação de todos os votos obtidos no último pleito.
Ressaltando que Pedro não praticou nenhuma irregularidade, a fraude foi do partido; ele foi uma vítima da malandragem partidária.
O Correio9 conversou com Otamir Carloni que explicou o procedimento: “Na verdade, a confirmação ocorre depois que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) anulou a chapa do Podemos e notificou a Justiça Eleitoral de Nova Venécia. Ontem (terça-feira 12 de agosto) foi feita a retotalização dos votos, ou seja, tirou da soma geral os votos da chapa do Podemos e com isso fez um novo quociente eleitoral e redistribuiu as vagas. Nessa redistribuição das vagas, o meu partido, que é o PSB, faz 5 vagas, e aí eu entro porque eu sou o primeiro suplente do PSB. A minha diplomação está prevista para sexta-feira (14) e depois – através de uma notificação da Câmara – acontece a posse, que deve me convocar, pelo que eu acompanhei até agora na imprensa, seria na terça-feira da semana que vem (dia 19)”.
Carloni exerceu seu primeiro mandato na Câmara entre 1983 e 1988; depois, de 2010 a 2012, esteve no Legislativo em três momentos devido a afastamentos do então vereador Josué de Sá.
Comente este post