
Presidentes de associações de agricultores e outros produtores estiveram reunidos na última quinta-feira (24), no auditório da Prefeitura Municipal de Jaguaré, para escolha dos membros do conselho municipal do projeto “Arranjos Produtivos – Semeando Desenvolvimento com Sustentabilidade”. Os presentes ao encontro definiram adotar, inicialmente, quatro produtos que serão trabalhados dentro do projeto: citrus, banana, mandioca e cacau.
O projeto representa um avanço para os agricultores, em especial os de base familiar, porque vai permitir assessoria técnica, qualificação e informações importantes para ampliar a produção, agregando qualidade aos produtos. Participaram da reunião o vice-prefeito Elder Sossai, os secretários de Turismo, Vera Backer e de Agricultura, José Batista Oliveira, além dos vereadores Jean Costalonga, Valdemar Sampaio “Tininha” e Elizeu Ribeiro, e, também, de quase 40 participantes entre representantes de associações e produtores.
O Arranjos Produtivos é uma iniciativa da Assembleia Legislativa, por meio da Casa dos Municípios, e é uma continuação do projeto “Interagir para Construir”. Criado pelo ex-deputado estadual Padre Honório, o projeto recebeu apoio e continuação com o deputado Marcelo Santos e, na região norte, é coordenado pelo assessor do deputado, Fábio Gomes. Em Jaguaré, o conselho será composto por presidentes de 20 associações de produtores e membros do poder público, Prefeitura e Câmara Municipal.
O que pode ser feito?
Com a participação no projeto, os produtores rurais passam a ter recursos disponíveis para aquisição de mudas e equipamentos, preparação do solo, contratação de técnicos agrícolas e outras vantagens, com o objetivo de garantir o fortalecimento da produção agrícola, em especial na Agricultura Familiar, com apoio do Governo do Estado proporcionando benefícios diversos. A iniciativa vai permitir, assim, a fixação do produtor no campo.
“Esse projeto é muito importante para os produtores de Jaguaré diversificarem suas atividades, em especial aqueles da Agricultura Familiar. Essa parceria com o Governo do Estado vai garantir um impulso muito importante para a produção agrícola no município. Estamos muito otimistas”, afirmou o vice-prefeito Elder Sossai.
Comente este post