Elias de Lemos (Correio9)
Os sistemas de vigilância por videomonitoramento desempenham papel de grande importância para a segurança coletiva, sendo essencial para melhorar a qualidade de vida da população.
Neste sentido, as polícias Civil e Militar de Nova Venécia realizaram um amplo levantamento que apontou 104 pontos críticos, considerados relevantes para a constituição de uma rede de videomonitoramento na cidade e no interior do município.
Pelo levantamento, a efetivação do sistema poderá permitir a vigilância eletrônica de espaços públicos, das principais ruas, praças, vias de acesso e entradas da cidade.
A implantação do sistema é de extrema importância para facilitar o trabalho das forças de segurança do município, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e SAMU, além de melhorar a sensação de segurança nas escolas.
Além da zona urbana de Nova Venécia, moradores da zona rural também clamam por alguma medida que possa aliviar a roubalheira e a violência. O mapeamento para implantação do sistema de videomonitoramento apontou, ainda, dezenas de pontos fundamentais para melhoria da segurança na área rural.
A expectativa é de que o sistema seja implantado e integrado com o Programa Cerco Inteligente, um sistema de monitoramento e combate aos crimes de trânsito, ambientais, fiscais e segurança pública, idealizado pelo Governo do Estado. O sistema funciona com equipamentos de alta tecnologia que geram informações em tempo real.
O sistema local, ligado ao Cerco Inteligente, colabora para uma maior proteção dos cidadãos e o combate a crimes contra o patrimônio. Eles podem ser usados para reconhecimento facial, identificação de placas, características de criminosos, entre outras possibilidades.
Além disso, podem facilitar a prevenção de atitudes suspeitas; como pessoas tentando entrar em espaços restritos, roubo de fiação, atos de vandalismo e outros casos de violência.
Na prática, o sistema proposto para a implantação em Nova Venécia pode ser eficiente, com capacidade para detectar situações perigosas em vários aspectos, possibilitando a ação preventiva, antes que elas aconteçam.
Em março de 2023, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Nova Venécia e Vila Pavão (STRAF) e o Sindicato Rural de Nova Venécia (FAES/SENAR) apresentaram um requerimento à Prefeitura de Nova Venécia propondo medidas para melhoria da segurança no município.
O objetivo da proposta é buscar uma parceria com o Governo do Estado para gerir a segurança de forma integrada com o Cerco Inteligente.
A proposta destaca duas ações básicas para a gestão da segurança, especialmente na zona rural do município, onde os moradores vêm sendo atormentados com invasões de casas e furtos constantes, além de violência contra pessoas. Entre as ações, está a reivindicação do sistema de vigilância eletrônica e a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Na ocasião, a reportagem do Correio9 conversou com o vice-prefeito, Paulo Roberto Damasceno. Segundo ele, iniciou-se um projeto de aquisição de câmeras, porém, a empresa teria como objetivo prestar o serviço de operação dos equipamentos, o que não foi possível, devido ao alto custo de manutenção.
Pensando em uma maneira mais ágil e com menos custos, iniciou-se um novo projeto licitatório para aquisição das câmeras, devendo o serviço de operação e monitoramento serem realizados pela própria municipalidade.
Ele informou, ainda, que assim que for concluído o processo licitatório serão prestadas mais informações.
Comente este post