
As mulheres capixabas poderão ter um mês especialmente dedicado a desenvolver ações relacionadas à saúde mental materna. É a proposta elaborada pelo deputado Vandinho Leite (PSDB), por meio do Projeto de Lei (PL) 242/2023, que institui o “Maio Furta-Cor”, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção do equilíbrio mental e psicológico de mulheres no período de gestação e após a gravidez.
No texto em que justifica a importância da medida, Vandinho relata, sem citar fontes, que há um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e, até mesmo, suicídio entre as mães.
Conforme o deputado, estima-se que 1 em cada 4 mulheres sofra de depressão pós-parto, sendo que mais da metade dessas ocorrências já está presente na gestação, porém não é diagnosticada, muito menos tratada adequadamente e em tempo hábil.
Vandinho Leite afirma ainda que o cenário pandêmico deixou um pesado fardo para as mães em decorrência do fechamento de escolas, aumento de violência doméstica e feminicídios.
Ações previstas
Conforme o PL, que passará pelo crivo da Comissão de Justiça, as ações do Maio Furta-Cor poderão ser desenvolvidas principalmente por meio de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários e distribuição de material informativo.
Entre os objetivos constam conscientizar a população sobre a importância da saúde mental materna; incentivar os órgãos públicos estaduais, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas sobre o tema.
Vandinho Leite explica que “furta-cor” foi um nome escolhido para simbolizar o mês devido à sua tonalidade, que altera de acordo com a luz que recebe, “não havendo uma cor absoluta para aquele que recebe”. Já o mês escolhido remete à celebração nacional do Dia das Mães, no caso, o segundo domingo de maio.
Comente este post