
A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), inaugurou nesta quinta-feira (11), a instalação da usina solar na EMEF “Veneciano”.
Estiveram presentes o vice-prefeito, representando o prefeito André Fagundes; a secretária Municipal de Educação, Wanessa Sechim; representante da empresa executora Ultra Engenharia e Construções LTDA, senhor Valdemar Ferreira Júnior / Engenheiro Eletricista; a equipe de profissionais e trabalhadores da escola, pais, responsáveis e estudantes.
Foram instalados 119 placas e 2 unidades de inversores para a implantação da usina solar, com investimento de pouco mais de R$355 mil, realizado através de recursos próprios do município.
Segundo o engenheiro da Seme, são inúmeras as vantagens desse tipo de geração de energia. “Economia na fatura – que pode chegar até 95% – proteção contra o aumento das tarifas energéticas e cobrança de bandeiras, rápido retorno do investimento, longa durabilidade do sistema gerador. O município só tem a ganhar com essa aquisição”, considerou o profissional.
“Trata-se de um investimento que também é um recurso pedagógico, podendo ser desenvolvido de forma transversal ao currículo, integrando diversas disciplinas na conscientização para um ambiente sustentável”, ressaltou a secretária Wanessa Sechim.
De acordo com o vice-prefeito, “Esse é mais um projeto piloto inovador, que temos a certeza do sucesso. A escola Veneciano está sendo a pioneira, mas nosso objetivo é estender para outras unidades de ensino do município, são inúmeras as vantagens desse tipo de geração de energia! O município com certeza só tem a ganhar com essa aquisição.”
Comente este post