Elias de Lemos (Correio9)
Diante das ameaças constantes a escolas por todo o País e de ameaças falsas (sem até que ponto não é possível saber, imediatamente, se são falsas ou não), um grupo foi fundado em Nova Venécia e que tem reunido todos que se preocupam com esta barbárie.
Nesta quinta-feira (13) à tarde um grupo de pais esteve presente no Ministério Público, em Nova Venécia, e protocolou um ofício com medidas de urgência a serem tomadas.
Esse mesmo grupo de pais esteve, também, no 2º Batalhão da Polícia Militar para entregar ao tenente-coronel Bayerl um ofício solicitando a intensificação de rondas e policiamento ostensivo das 59 unidades de ensino do município.
Posteriormente, uma reunião será agendada com o tenente-coronel e também com a promotoria.
Veja, abaixo, a íntegra do documento dos preocupados:
Ao Exmo sr.
LÉLIO MARCARINI,
Promotor de Justiça Nova Venécia-ES
OFÍCIO Nº 02/2023
Nova Venécia, 13 de abril de 2023
ASSUNTO: SEGURANÇA DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE NOVA VENÉCIA
Prezado Senhor,
Tendo em vista os últimos acontecimentos que assolaram a sociedade brasileira e as constantes ameaças sofridas por diversas instituições de ensino públicas e privadas, viemos por meio deste, a SOCIEDADE CIVIL VENECIANA, representada pela petição em anexo, solicitar de vossa senhoria MEDIDAS PREVENTIVAS EM CARATER EMERGENCIAL que possam garantir a segurança de alunos e funcionários da educação no município de Nova Venécia.
A segurança é um assunto de extrema importância em qualquer ambiente educacional. Com o aumento da violência e dos incidentes de segurança em todo o mundo, é preciso garantir que nossos alunos e funcionários se sintam seguros e protegidos dentro do ambiente escolar.
A falta de segurança pode afetar o desempenho acadêmico dos alunos, a saúde mental e emocional dos alunos e funcionários, além de criar um ambiente geral de medo e insegurança.
Além disso, existem regulamentações governamentais e leis que encorajam que as escolas mantenham um ambiente seguro para seus alunos e funcionários. Como representantes da SOCIEDADE CIVIL VENECIANA, é nossa responsabilidade tomar medidas adequadas para garantir que essas regulamentações sejam mantidas e
que a segurança da escola seja aprimorada sempre que possível.
Dentre as medidas emergenciais, podemos citar:
• A contratação de segurança especializada em regime de urgência para todas as escolas do município até que um projeto definitivo seja aprovado;
• Troca de turno dos vigias já contratados para que guardem aquilo que de mais valioso as escolas e a sociedade possuem, que são nossos filhos e filhas, nosso futuro;
• A suspensão provisória das atividades realizadas em parquinhos, quadras e pátios que estejam localizados muito próximos a rua, com fácil acesso e visualização de terceiros estranhos a comunidade escolar.
Refere-se que os municípios são responsáveis por fornecer a educação de base, ou seja: creches (até 3 anos), pré-escolas (educação infantil; 4 e 5 anos) e o ensino fundamental. Frente a isso, como representante do povo temos o dever de pensar em ações que promovam segurança nestes espaços e venham melhorar a vida dessas pessoas.
Como devemos levar em conta que a pré-escola e o ensino fundamental é um ambiente com muita atividade onde a criança aprende a lidar com outras crianças e com as diferenças. Portanto, principalmente, esse ambiente precisa oferecer segurança a esses alunos, aos professores e frequentadores dessas escolas.
Considerando ainda que uma a adequação de circulação nas áreas escolares é de responsabilidade da administração municipal. Diante destes preceitos, solicitamos tomadas das providências necessárias a fim de garantir uma escola segura em nossa cidade, mantendo em ótimas condições.
Agradecemos antecipadamente sua atenção e cooperação nesta questão tão importante. Esperamos poder trabalhar em conjunto para garantir a segurança e proteção de todos os envolvidos na comunidade escolar.
GRUPO DE PAIS E FAMILIARES PELA SEGURANÇA NAS ESCOLAS
Comente este post