
A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última sexta-feira (17), recebeu os municípios de Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Ecoporanga, Mucurici e Sooretama, a convite da União de Dirigentes Municipais do Espírito Santo (Undime-ES), para que eles compartilhassem suas experiências na construção das Diretrizes Operacionais da Educação Especial.
O evento, que aconteceu no auditório da Seme, teve duração de oito horas. Na abertura, alunos da EMEF Dr. Renato Araújo Maia declamaram uma poesia em cordel, sintetizando como se deu o processo de elaboração das Diretrizes em Nova Venécia. A secretária Municipal de Educação, Wanessa Sechim, anfitriã do evento e secretária de Articulação da Undime-Es, agradeceu a presença de todos e fez uma breve análise do contexto municipal sobre o tema. “Acredito que a Educação Especial é um desafio a ser superado, que num trabalho a muitas mãos, como o município desenvolveu – com a participação de diversos segmentos da sociedade -, podemos trazer às discussões a luz da ciência. Só o conhecimento estreita o caminho entre a teoria e a prática”, afirmou.
Representantes de cada município presente puderam socializar suas experiências e documentos em vigor, enquanto acompanhavam a apresentação feita pela professora do Ensino Superior do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES/NV, Ariadna Pereira Siqueira Effgen, que contribuiu com a construção do documento em todas as etapas até a sua consolidação, de 2021 a 2022, junto a Coordenação da Educação Especial da Seme de Nova Venécia.
“Essa troca foi essencial para a continuação das ações a serem adotadas na educação das crianças/alunos público-alvo da Educação Especial, com base nas experiências relatadas pelos demais”, disse a secretária de Aracruz.
Após as apresentações dos municípios, foi organizado o cronograma com os próximos encontros e a construção do quadro com os tópicos a serem trabalhados, escritos e discutidos para a elaboração das diretrizes Municipais da Educação Especial do Espírito Santo, como estudos de impacto financeiro; organização do trabalho colaborativo; atendimento educacional especializado, serviços especializados (apoio escolares); papel da escola, currículo, desenho universal de aprendizagem, práticas pedagógicas, avaliação; relação família e escola; lei da proteção de dados; e intersetorialidade.
O novo encontro do Grupo de Trabalho da Educação Especial da Undime ficou agendado para o dia 30 de março, em Nova Venécia, já que sua localização é mais acessível aos municípios membros, todos da região norte e noroeste
Comente este post