
A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica as ações de vacinação contra a poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, na busca de aumentar a cobertura vacinal, tendo em vista que o município está com, aproximadamente, 50% do público-alvo imunizado (crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade); a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) é de 95%.
A baixa cobertura significa que muitas crianças estão desprotegidas dessa doença que pode matar ou deixar sequelas graves.
“O risco de volta da paralisia infantil no território nacional é considerado altíssimo e precisamos estar em alerta máximo em termos de conscientização e ações que alcancem o máximo de crianças. Historicamente, as campanhas do Zé Gotinha – Poliomielite – alcançavam entre 85% e 95% das crianças no município, hoje atinge números alarmantes e perigosos, em torno de 50% da população alvo”, disse o secretário de Saúde de Nova Venécia, Biel da Farmácia.
O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, mas de forma endêmica ocorre em outros países. Acredita-se que muitos dos pais da atual geração não conviveram com as consequências da paralisia infantil, e, por isso, podem não ter consciência da importância da imunização.
Diante do atual cenário, a Secretaria de Saúde de Nova Venécia, por meio do Setor de Imunização, comunica aos pais e responsáveis que ainda não vacinaram seus filhos contra a poliomielite, que realizará mais uma ação de vacinação contra polio.
“Será um dia especial, onde trabalharemos em vários pontos de vacinação, distribuídos por toda a cidade, com objetivo de levar a vacina contra Poliomielite a todo o público-alvo, lembrando que a vacinação é a única forma de prevenção da doença”, informou a Coordenação da Vigilância em Saúde do município.
AÇÃO DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE
Data: 24/09/2022 (Sábado)
Local: Unidades de Saúde (sede e interior), procurar a mais próxima de seu endereço.
Horário: 08h às 15h.
Público-alvo: crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade.
Observação: levar a caderneta de vacina e cartão SUS.
Comente este post