
A Plataforma Busca Ativa Escolar foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e outras parcerias. Em Jaguaré, a estratégia é composta por ações acordadas entre as Secretarias envolvidas com vistas à identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória (4 a 17 anos) que estão fora da escola ou em risco de evasão.
A partir da formação sobre a Plataforma, realizada pela Secretaria Municipal de Educação – Seme em março de 2022, no auditório da Secretaria instituiu-se o Comitê Intersetorial. O órgão é representativo e conta técnicos da Seme, da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Cras.
A Busca Ativa Escolar funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação entre as áreas, armazenando dados importantes sobre cada caso acompanhado, além de apoiar a gestão de informações sobre a situação da criança e do adolescente no município e/ou Estado buscando reduzir a evasão escolar.
A Plataforma pode ser acessada em qualquer dispositivo, como computadores ou celulares. Há também formulários impressos para facilitar o uso dos profissionais que não têm acesso a dispositivos móveis. Neste ano de 2022, foi elaborado um plano de ação com estratégias e diretrizes norteadoras para o retorno das crianças e adolescentes à escola.
Comente este post