O deputado Sergio Majeski (PSDB) fez um apelo em plenário aos capixabas no sentido de responderem às pesquisas do Censo 2022, que estão sendo feitas em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O parlamentar relatou, em discurso na sessão ordinária desta segunda-feira (29), casos de recenseadores que estariam sendo expulsos de residências por moradores que resistem a participar da pesquisa. O motivo, conforme Majeski, é a influência de fake news, entre elas a de que dados sigilosos repassados aos pesquisadores, tais como o número do CPF, seriam vazados para terceiros.
Majeski pediu às pessoas que não acreditem nas fake news contra o Censo 2022 e frisou que o IBGE é um instituto sério, reconhecido em todo o mundo devido às técnicas avançadas em pesquisas e projeções.
Conforme o parlamentar, ninguém precisa ter medo de responder às perguntas dos recenseadores, pois é a partir dessas informações que se faz um raio X sobre a situação socioeconômica do Brasil.
Ele lembrou que o Censo possibilita aos governos federal, estaduais e municipais o alinhamento de programas sociais e econômicos, visando à geração de emprego e renda, melhorias na educação e saúde, inclusão social de negros, pessoas com deficiência e combate à fome e ao desemprego.
O deputado lamentou que esteja havendo fake news contra o Censo, o que compromete ainda mais o trabalho do IBGE, que já vinha sendo afetado pelo atraso de dois anos no início da coleta de dados, haja vista que as pesquisas deveriam ter sido iniciadas e concluídas em 2020, mas foram afetadas devido à pandemia e falta de planejamento.
Comente este post