A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem alertar sobre a importância da realização do exame preventivo de colo de útero (Papanicolau). Segundo recomendação do Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA), toda mulher entre 24 e 64 anos devem realizar o exame preventivo seguindo uma periodicidade.
Os dois primeiros exames devem ser realizados com intervalo anual e, se ambos os resultados forem negativos, os próximos devem ser realizados a cada 3 anos. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza os exames de preventivo de colo do útero através das equipes de Estratégia de Saúde da Família, durante todo o ano.
O exame preventivo de colo do útero detecta alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolau” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico de doenças bem no início, antes que a mulher tenha sintomas, e sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame caso seja necessário, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.
Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e retornar à unidade de saúde onde realizou a coleta, e apresentar o resultado ao profissional de saúde. Em casos de exame negativo para rastreamento de câncer de colo de útero – se esse for o primeiro com resultado negativo – deverá fazer novo exame preventivo após um ano. Se já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo após a três anos; demais alterações devem ser encaminhadas para investigação médica.
Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, com o preventivo é possível detectar infecções causadas por fungos, protozoários ou bactérias. Mulheres que nunca fizeram preventivo ou que fizeram o último há mais de três anos devem procurar a unidade de saúde e agendar seu exame. Previna-se contra o câncer de colo de útero.
Comente este post