
Nova Venécia já está no clima para a realização da 4ª Festa da Cappitella, que tem início nesta quinta-feira (25) a vai até domingo (28).
Moradores e comerciantes enfeitaram suas fachadas com as cores da bandeira da Itália (branca, vermelha e verde) e a área de eventos já está toda preparada na Av. São Mateus e na Praça Adélio Lubiana, no Bairro Beira Rio, onde terá praça de alimentação e muitas atividades.
O evento promete muita animação, em uma festividade voltada para as origens italianas. Sendo uma realização da Associação da Festa da Cappitella (Afecapi), o presidente da entidade, Pedro Destefani, relata o objetivo do evento. “A Festa da Cappitella é um evento que tem como objetivos fundamentais a valorização da identidade sócio-cultural de nossa gente, a qualificação de nossa gastronomia e a geração de emprego e renda. Essa festa surgiu a partir da união das palavras: Cappelletti e Tagliatella, dois pratos típicos da culinária italiana, que os imigrantes trouxeram quando chegaram a Nova Venécia, em 1888. É uma festa em que se procura resgatar e valorizar todo esforço e sofrimento dos imigrantes italianos, que por aqui chegaram. É um momento das famílias venecianas e de outras comunidades do nosso Estado, onde durante estes quatro dias, poderão apreciar desde a nossa saborosa gastronomia a shows e manifestações culturais”, fala Destefani.
A programação começa hoje com a Quinta Gourmet, quando haverá aula show com Danilo Amaral, que irá apresentar ao vivo como é feito o polvo na manteiga de gengibre, com arroz meloso de panceta e tomate, e crocante de tapioca com bacon. Já o chef Juarez Campos irá produzir uma taiadela com carne de sol, com creme de abóbora e requeijão.
Seguindo, a Serenata Veneziana, que foi sucesso na edição anterior, vai percorrer as ruas do Centro da cidade na sexta-feira (26), com participação do Grupo de Canção Italiana “Augusto Zaché”.

Um dos pontos altos da festa, o Carrettino Della Cappitella, que é um cortejo cultural com as famílias em seus carros alegóricos e distribuição de comidas típicas, será no sábado (27), com saída da rua Ernesto Ayres Farias, percorrendo o Centro da cidade e chegando à Praça Adélio Lubiana. Quase 3 mil pessoas irão fazer parte do desfile.
A tradicional Missa Italiana será no domingo, dia (28), na Matriz São Marcos, com padre Hélio Savoia e participação do Coral Italiano AMITAJ, de Jaguaré, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Rede Notícia e Rádio Nova Onda FM.
A festa italiana ainda terá o Barchettino, que será um momento onde barqueiros inscritos vão fazer seus desfiles, com seus barcos decorados, pelo Rio Cricaré. O evento vai proporcionar dois dias de momentos de passeios de barco, com a venda de bilhetes durante a festa. Ainda, o Tramonto Kiri Kere, que terá Adeomir Adeodato com a apresentação em um barco, pelo Rio Cricaré, tocando canções italianas em saxofone.
Um dos momentos também de destaque, será a estreia do Tombo da Polenta, que promete muita emoção.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
QUINTA-FEIRA (25 de agosto)
16h – Abertura da praça de alimentação – Festival Gastronômico.
17h- QUINTA GOURMET – AULAS SHOWS
18h – Aula Show com o chef DANILO AMARAL / chef CIRLEI BENINCÁ. Prato – Polvo Grelhado na manteiga de gengibre com arroz meloso, panceta e tomate com crocante de tapioca e bacon.
19h- Aula Show com o chef JUAREZ CAMPOS / chef CIRLEI BENINCÁ. Prato – Tagliatelle com carne de sol com creme de abóbora e requeijão.
19h50 – Aula Show com o chef FRANCISCO PINHEIRO / chef CIRLEI BENINCÁ. Prato – Linguiça de camarão, feijão verde e limão siciliano.
20h40 – Aula Show com a chef MONICA RANGEL / chef CIRLEI BENINCÁ. Prato – Arroz caldoso puta milionária veneciana.
21h30 – Aula Show com a chef ARIELLA BRASIL / chef CIRLEI BENINCÁ. Prato – Torrones, doce típico do norte da Itália.
22h – Show cultural moda de viola com a dupla Roger e Jadir Capucho.
01h- Encerramento.
SEXTA-FEIRA (26 de agosto)
16h – Abertura da praça de alimentação – Festival Gastronômico
19h – SERENATA VENEZIANA – Grupo de Canção Italiana “Augusto Zaché”
Concentração e saída na rotatória entre a Rua Colatina e Ernesto Ayres Farias, passando pelas Ruas Goitacazes, Riacho, Praça Jones Santos Neves, Av. Vitória, Ponte Cristiano Dias Lopes, Av. São Mateus, Praça Adélio Lubiana.
OBS: os participantes devem usar máscaras do Carnevale di Venezia.
19h – Palco Praça de Alimentação – Show com Mirano Schuler & João Augusto.
20h30 – Apresentações culturais: Gruppo de Ballo Bambinidi Tutti i Colori – Nova Venécia, Grupo de Canção Italiana “Augusto Zaché” – Nova Venécia.
21h30 – ABERTURA OFICIAL DA 4ª FESTA DA CAPPITELLA
22h – Palco Praça de Alimentação – Banda Brasitália – Santa Teresa
01h30 – Encerramento.
SÁBADO (27 de agosto)
08h30 – Concentração do CARRETTINO – Rua Ernesto Ayres Farias/Rua Colatina.
9h30 – Saída do CARRETTINO DELLA CAPPITELLA da Rua Ernesto Ayres Farias, passando pelas Rua Colatina, Av. Vitória, Praça Jones Santos Neves, Ponte Cristiano Dias Lopes, Av. São Mateus, Praça Adélio Lubiana. O CARRETTINO é um cortejo cultural de valorização da família veneciana. Ao longo do percurso teremos carros alegóricos e distribuição de bebidas e comidas variadas.
11h30 – Praça Adélio Lubiana – Chegada do Carrettino – Festival Gastronômico – Almoço: Cappelletti, Tagliatella, polenta, linguiça, queijo, panzerotto, calzone, gnocche, pão com linguiça, mini pizza, pastel de polenta, espetinho, chopp, vinho e cerveja
11h30 – Apresentações Culturais – Grupos de Dança: Gruppo Italiano Tutti Buona Gente – Centro de Convivência do Idoso de Nova Venécia; Gruppo di Ballo – Nova Trento – Guaraná/Aracruz; Gruppo Folkloristico Piccolo Pavone – Vila Pavão; Gruppo de Ballo Bambinidi Tutti i Colori – Nova Venécia; Grupos Tradizione e Belle Ragazze de Marilândia.
15h00 – Show com a Banda Toni e Boni – Venda Nova do Imigrante.
16h30 – TRAMONTO KIRI KERE – com Ademir Adeodato no Rio Cricaré
18h – Show com João Pedro e Banda.
20h – Show com a Banda RobadiCiodi – Nova Veneza/Santa Catarina.
20h30 – Apresentação do projeto Carnevaledi Venezia – Nova Veneza/Santa Catarina
22h30 – Show Gruppo ItaliAMO – Nova Venécia
2h – Encerramento
DOMINGO (28 de agosto)
07h30 – MISSA ITALIANA presidida por padre Hélio Savoia e cantada pelo Coral Italiano AMITAJ de Jaguaré – Matriz de São Marcos com transmissão ao vivo pela Rede Notícia de Comunicação e Rádio Nova Onda FM
08h- LARGADA GIRO DA CAPPITELLA – Área de Proteção Ambiental Pedra do Elefante/Gameleira – Circuito Cappelletti e Circuito Tagliatella – Organização circuito Eco Saúde Gameleira
9h30 – BARCHETTINO – Passeio de barcos, botes e Kaiak no Rio Cricaré, com a participação da Charanga di Venezia, saindo das imediações da Cesan/Manula/Cirilo até a Ponte Cristiano Dias Lopes
10h30 – Festival Gastronômico – Almoço: Cappelletti, Tagliatella, polenta, linguiça, queijo, panzerotto, calzone, gnocche, pão com linguiça, mini pizza, pastel de polenta, espetinho, chopp, vinho e cerveja.
10h30 – TOMBO DA POLENTA
11h30 – Show Banda Giocodi Mora – Alfredo Chaves
13h – Apresentações Culturais: Gruppo de BalloBambinidi Tutti i Colori – Nova Venécia; GruppoFolkloristico do CirculoTrentini de Santa Tereza e Gruppo Folkloristico Infanto Juvenil Piccolo Pavone – Vila Pavão
14h30 – Show com a Banda RobadiCiodi – Nova Veneza/Santa Catarina
16h30 – Show com Ricardo Boa e Banda
19h – Show com Luciano Daré
20h30 – Encerramento
Comente este post