É festa!
Se por um lado a pandemia do novo coronavírus hibernou “todo mundo”, por outro, ela germinou muitas festas. E olha que tem acontecido festas por todos os cantos! Neste fim de semana, a Pomitafro sacode Vila Pavão. Já na próxima semana, a partir de quinta-feira (25), o agito acontece em Nova Venécia com a volta da Cappitella, depois de dois anos suspensa por causa da pandemia.
Pomitafro
A Pomitafro começa nesta sexta-feira (19) e vai até domingo (21). Será a 23ª edição da tradicional festa que reúne as culturas pomerana, italiana e africana. E, como não pode faltar, vai haver muita animação, alegria e comidas típicas das três etnias. Haja fôlego! Haja estômago!
Cappitella
Contagem regressiva também em Nova Venécia! A 4ª Cappittela promete, afinal, a expectativa é grande na cidade. Quem viu o ensaio técnico, no último fim de semana, teve um aperitivo do que vem aí na semana que vem.
Cappitella 2
A decoração com as cores da bandeira da Itália dá o tom da festa. A Avenida São Mateus, palco da festança, está toda colorida, assim como a Rua Colatina e a Avenida Vitória. Lojas e residências também estão utilizando as cores branca, vermelha e verde nas ornamentações. A Cappitella terá desfile de famílias italianas, com distribuição de comes e bebes, barchettino, carrettino e o tombo da polenta. É contagem regressiva ou não é?
Antigos
Neste sábado (20) acontece mais uma edição do Encontro Mensal de Carros Antigos, promovido pelo grupo “Os Fora de Série”, de Nova Venécia. O evento tem início às 16 horas na Praça Ivo Lobo (Vila Olímpica) e contará com a presença da excelente Banda V8. A entrada é gratuita.
Eleições
Apesar de estar em curso há mais de um ano, a campanha eleitoral rumo às eleições de 2022 começou oficialmente na última terça-feira (16). E começou como se esperava, com muitas fake news e, de quebra, muita baixaria. Vai ser difícil de aguentar tanta mentira que ainda vem por aí. É melhor ter paciência, pois só está começando!
Eleições 2
Onze candidatos de origem veneciana estão disputando em três níveis. Seis nomes concorrem à Assembleia Legislativa do Espírito Santo; quatro tentam ir para a Câmara dos Deputados e um concorre ao Senado. Com tantos candidatos a deputado e deputada, tem um lado ruim: as chances ficam reduzidas para todos.
Eleições 3
Os candidatos a deputados estaduais são: Irany Vieira (PDT); o advogado Edgar Fonseca (PTB); o ex-prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira (PSB); o atual vice-prefeito Dr. Paulo Roberto (DC) e o Dr. Hélio Goese (PL). Ainda tem o Dr. Gregório (PL), que é natural de Nova Venécia, e é vice-prefeito do município de Santa Tereza, na região serrana do Espírito Santo.
Eleições 4
Os quatro venecianos que se colocaram na disputa à Câmara Federal são: Neia Boroto (PTB) (moradora de São Mateus); Sol Righeth (PL); o vereador Anderson Salvador (PSDB) e o jornalista Philipe Lemos (morador da Grande Vitória), que concorre pelo PDT.
Eleições 5
Para o Senado Federal o nome veneciano é do empresário Antonio Bungenstab (residente na Grande Vitória), do PRTB.
Eleições 6
A pesquisa do Ipec (antigo Ibope) divulgada na última quarta-feira (17) pela Rede Gazeta aponta que o governador Renato Casagrande (PSB) poderia ser eleito já no primeiro turno se as eleições fossem hoje. Casagrande aparece com 52% das intenções de voto. Em maio, quando era cogitada a candidatura do senador Fabiano Contarato (PT) ao governo capixaba, Casagrande apareceu com 42% das intenções de voto e Contarato tinha 10%. Ou tudo não passa de mera coincidência!
Eleições 7
Bem distante de Casagrande estão outros três colocados. Carlos Manato (PL) aparece com 10% das intenções de voto; seguido pelo ex-prefeito de Serra, Audifax Barcelos, que tem 7% e o ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon, com 5%.
Eleições 8
Juntos, os três adversários somam 22%, portanto, 30 pontos percentuais a menos que o líder nas pesquisas. Cada um deles tem pouco mais de 40 dias para reduzir a vantagem do atual ocupante do Palácio Anchieta e arrastar a decisão para o segundo turno das eleições.
Eleições 9
Casagrande costurou a maior aliança partidária da eleição para governador; tem o apoio da maioria dos prefeitos e dos deputados. E, como se não bastasse, a máquina pública está nas mãos dele. Para completar, ele vai ter o maior tempo de propaganda no horário eleitoral gratuito. O páreo está duro para os adversários!
Eleições 10
Na corrida presidencial, a polarização entre Lula e Bolsonaro permanece no Estado. Na pesquisa Ipec, o petista Lula tem 42% e Bolsonaro (PL) 37%. Ciro Gomes do (PDT), apresenta 6%. Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU) empatam em 1%. Enquanto isso, Felipe D´Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Léo Péricles (UP) também aparecem empacados (opa, empatados) com “zerinho” por cento.
Senado
Já a corrida para o Senado ainda pode esquentar no Espírito Sando. O ex-senador Magno Malta (PL) tem 29% das intenções de voto, contra 22% da atual senadora Rose de Freitas (MDB), que tenta a reeleição. Malta tem apoio do presidente Jair Bolsonaro e Rose conta com o governador Renato Casagrande.
Lançamento
Lubiana Barrigueira (PSB) realiza na manhã deste sábado (20) o lançamento de sua candidatura a deputado estadual. O evento está marcado para acontecer às 8 horas, na Pizzaria Forno à Lenha, no Morro do Cebolas, em Nova Venécia.
Entrevistas
Nesta edição de hoje o Correio9 inicia uma série de entrevistas que pretende fazer com os candidatos de Nova Venécia e região. O primeiro candidato entrevistado foi Anderson Salvador (PSDB), que concorre a uma das 10 vagas do Espírito Santo à Câmara Federal. O objetivo é levar ao eleitor informações sobre o candidato e suas principais propostas.
Vacinação
Neste sábado (20), em Nova Venécia, haverá o Dia D da vacinação contra poliomielite e atualização da caderneta de vacina, para o público alvo de 0 a 15 anos. O atendimento será das 8 horas às 11 horas na Unidade de Saúde Ângelo Piassaroli, no Bairro Margareth. É obrigatório a apresentação de CPF, cartão do SUS e cartão de vacina.
Pets
Também ocorre neste sábado (20), em Nova Venécia, o Dia D da Campanha Antirrábica. Leve o seu animal de estimação para vacinar na unidade de saúde mais próxima da sua casa, no horário de 8 horas às 15 horas. Mais informações podem ser obtidas no telefone: (27) 3772-6873.
Comente este post