
O vereador Zequinha Brasileiro (PV) propôs a criação de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para Nova Venécia, durante o seu discurso na última sessão da Câmara Municipal. O vereador afirmou que há muitos animais de pequeno e grande porte soltos pelas ruas da cidade, podendo causar acidentes graves.
Outra questão levantada por Zequinha, é a falta de assistência a esses animais. Cachorros, gatos e cavalos, perambulando com fome, e muitas vezes, doentes pela cidade.
O Código de Postura do município já contempla a criação de um espaço voltado para o atendimento aos animais, mas a implantação de um CCZ ainda está apenas no papel.
“Sem um espaço físico para cuidar dos animais, eles vão continuar sendo vítimas de maus tratos de todos os tipos e ainda, eventualmente, causar problemas graves aos seres humanos, como a transmissão de doenças e acarretar acidentes de trânsito envolvendo pedestres, motos e carros. Por isso, peço ao Executivo Municipal que pense nisso não como um custo, mas como um investimento na vida humana e para os animais”, explica Zequinha Brasileiro.
Zequinha Brasileiro também já entrou em contato com representantes da sociedade veneciana, engajados na proteção aos animais. Eles querem promover uma audiência pública para debater ideias e sugerir políticas públicas que promovam o bem-estar dos animais em Nova Venécia.
Comente este post