Um tema bastante delicado e que até os dias de hoje leva a muitas controvérsias em debates, de quem acredita ou não acredita nas previsões que os estudiosos do tema passam para cada um dos doze signos (no zodíaco, são: Áries, Gêmeos, Touro, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes) diariamente, virou tema desta matéria feita pelo Correio9, que foi às ruas ouvir algumas pessoas de várias cidades. O resultado desta pequena enquete mostrou que alguns abominam este tipo de estudo. Há, porém, os que acreditam nas previsões astrais e até se deixam guiar pelo que o seu signo rege.
Em meio às opiniões, encontramos Bento Schneider, cabeleireiro veneciano que se diz apaixonado por horóscopo. Bento não só segue as previsões como tem tatuado no pulso um desenho sobre o assunto. (leia explicação mais abaixo).
Apesar de ser um entusiasta do assunto, ele revela que não encara o horóscopo como uma religião, muito menos acredita que os signos tragam algo como previsões do futuro ou sempre acertam sobre a personalidade da pessoa.
“O horóscopo diário, que sai em jornais e sites, nada mais é do que um texto de autoajuda indireto, direcionado a um público especifico (dos nascidos entre alguma data). Além disso, é um assunto bem mais amplo do que parece, pois não é só um signo que influencia na sua personalidade ou na minha, é um conjunto (que pode muitas vezes ser uma sopa com um pouquinho de cada casa zodiacal) e para ajudar, o posicionamento (nos planetas) influencia em como a sua personalidade será formada,além dos fatores sociais do crescimento, etc.”, define.
Prosseguindo, o cabeleireiro revela que no mês de março contou com uma ajudinha do horóscopo para parar de fumar. “Não foi nada demais, mas antes do chamado ‘inferno astral’, esse ano, o horóscopo dizia que eu estava em uma ótima fase para largar velhos hábitos não salutares, como o cigarro, que já consegui, e a bebida, que também pretendo largar ainda em 2017”, confessa.
Apesar de todo o acontecido, Bento entende que não foi nada mais do que uma “palavra de força” em um momento que ele estava precisando para largar um velho hábito.

Por outro lado, o estudante do curso de Direito, Anderson Cypriano, também morador de Nova Venécia comenta que não acredita em horóscopo, pois segundo ele, a palavra de Deus diz que ninguém tem o poder de adivinhar o futuro ou prever o que está por vir. “Deus, na sua infinita graça deixou um manual para todos se orientarem e não cair em qualquer história ou vento de doutrina que leve para um caminho sem volta. Este manual é a Bíblia e se tiveres fé mediante a Jesus Cristo, ela te iluminará e te dará a direção certa para que não se perca nem seja iludido pelos falsos profetas”, comentou.

Moradora de Vila Pavão, Lorena Durães, estudante, diz que não acredita nesses tipos de coisas que buscam fazer adivinhações na vida das pessoas. Para ela, não há como saber o dia de amanhã de ninguém. “Não acredito porque coisas lidas em horóscopo nem sempre batem com a realidade de quem está lendo. Ninguém prevê o futuro de ninguém. Somente Deus tem o poder para isso. Pode acontecer de às vezes dar certo, mas é coincidência mesmo. Apesar de minha posição, não tenho nada contra quem acredita”, penitencia-se.

horóscopo por distração.
Já a estudante, Ana Carolina Ventorin, natural de Mantena e radicada em Nova Venécia, revela que pelo fato de ascender de uma família de religiosos, entende que horóscopo é idolatria, e por ter uma religião de berço, o tem como distração. E na distração de acompanhá-lo, a mineira comenta que o seu signo, Leão, evidencia a sua personalidade, que segundo ela é forte. “Não me prendo ao resultado”, diz, com um leve sorriso no rosto.
“Pelo que leio, o leonino traduz a ideia de calor e de irradiação de luz. É um signo generoso, doador e vibrante em seu idealismo. Uma alma que costuma possuir uma consciência plena de si mesma e do papel que veio desempenhar no mundo”, relata.
Para ela, esses dizeres falam um pouco de como ela se vê, por isso que acompanha o que os astros dizem sobre si, apesar de reforçar que tem o hábito como hobbie.
Em que pese a conta ficar um pouco balanceada para o lado daqueles que não acreditam, configura-se que a astrologia é mesmo um campo de conhecimento controverso, obviamente com argumentos a favor e contra a sua validade.
Na verdade, muitos astrólogos modernos não estão preocupados em perder tempo tentando adaptar seu conhecimento ao método científico. Para eles, a relação entre sua atividade e as provas da ciência é muito menos importante do que os resultados pessoais que uma consulta astrológica pode trazer.
Carl Sagan, famoso astrônomo americano, com mais de 600 obras publicadas assim definiu: “São raros os astrólogos que defendem as fórmulas fáceis dos horóscopos diários. Para os estudiosos sérios, só o contato pessoal e uma conversa detalhada sobre o mapa astral podem ajudar a pessoa. O sujeito se sentiu acolhido e satisfeito com o que ouviu? Sentiu que a sessão ajudou? O objetivo foi cumprido – e pouco importa o que a ciência tem a dizer sobre isso. Fica claro também que a astrologia serve para alguma coisa – ajudar as pessoas a viverem suas vidas. O que não é pouca coisa”, concluiu.
Curiosidade: estudo revela o signo dos criminosos
Cada signo representa um espaço de atuações dos planetas.
É bem comum as pessoas se interessarem em saber qual o seu signo ou quais as características o seu signo traz. O signo solar é o mais conhecido e resulta na interação do planeta Terra com o Sol. No zodíaco, são doze signos no total: Áries, Gêmeos, Touro, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.
Cada signo representa um espaço de atuações dos planetas. Portanto, o ideal é ver as qualidades básicas de todos os signos e descobrir, através do seu mapa astral, em quais deles cada planeta está localizado. Bom, mas se os signos podem dizer como é a personalidade de uma pessoa, será que existem algum signo próprio dos piores criminosos?
Em Chatham-Kent, Ontário, no Canadá, a polícia divulgou uma estatística um tanto curiosa ao encerrar o ano de 2011. Das 1986 pessoas que foram detidas ou presas ao longo do ano, 203 eram arianas. Essa foi a primeira vez que uma autoridade policial local fez uma lista com base nos signos do zodíaco.
Em segundo lugar dos criminosos, vieram os librianos com 189 criminosos. Os virginianos vieram em terceiro lugar com 183 detidos. A seguir, pela ordem, vêm Leão (177), Peixes (169), Escorpião (166), Capricórnio (166), Gêmeos (159), Câncer (147), Touro (146) e Aquário (142). Para a felicidade dos sagitarianos, o signo teve o menor índice de criminalidade, com 139 presos.
O responsável pela pesquisa foi Michael Pearce, que também é porta-voz da polícia. Chatham-Kent é a 34º cidade mais violenta do Canadá e segundo o National Post, Mr. Peace diz que “não está extraindo qualquer conclusão disso”. Ou seja, não é um estudo sério, então esses números são apenas estatísticas, não quer dizer que esses signos são, digamos assim, dos criminosos.
Apesar de todos esses fatos, a astróloga de um jornal canadense, Georgia Nicols, diz que vê alguns sentidos nos números apresentados. Ela diz que “Áries é o signo do guerreiro” e que “domina os militares. Arianos pulam de cabeça e adoram aventuras”. Segundo a tradição astrológica, os arianos seriam agressivos, impulsivos e egoístas.
Cabeleireiro explica significado de sua tatuagem
Bento Schneider, cabeleireiro entrevistado na página ao lado tatuou em um dos pulsos um desenho, que segundo explica, por ser do signo de Touro, optou em fazer algo relacionado ao seu signo com ascendente em Gêmeos e com Lua em Peixes.
“O Touro fica bem óbvio. Agora se você retirar a ‘Lua’ que tem no fundo da tatuagem, sobra o que forma o chifre do Touro, que são dois desenhos simétricos (Gêmeos). Colocando a ‘Lua’ de volta no desenho e invertendo para a posição colocando-a na horizontal, lembra um peixe de aquário”, minuciou.
Comente este post