Durante a sessão da Câmara Municipal dessa terça-feira, 16, os vereadores lamentaram a morte do ex-vereador Moa e de outras pessoas de significativa importância para o município, como o empresário Hemerson Lobo, morto em um acidente de trânsito na noite do último sábado, 13.
Os vereadores também questionaram a falta de segurança no trânsito, que ceifa vidas de forma precoce pela imprudência dos condutores e a ausência de medidas do poder público. Além do trânsito, os vereadores criticaram a situação da saúde no município e da segurança pública em nossa cidade.
O presidente da Câmara de Nova Venécia, Antonio Emílio (PPS), destacou a perda do ex-vereador Moa, pessoa respeitada que deixou grande legado para o município. O presidente da Casa também falou sobre o projeto de lei nº 16/2017, que fixa prazo para as empresas responsáveis por obras públicas para que façam o devido reparo das vias em até cinco dias úteis após o término do serviço.
Confira as falas dos vereadores:
Gleyciaria Bergamin (DEM) questionou a demora da Secretaria de Educação em responder ao requerimento nº 28 sobre os gastos com a viagem a Dubai. De acordo com a vereadora, o prazo de resposta da secretaria já venceu e, por isso, Gleyciaria vai encaminhar o requerimento para o Ministério Público. A vereadora alertou também para a possibilidade de uma epidemia de leishmaniose visceral em gatos e cachorros, que pode ser transmitida ao ser humano. A vereadora falou também sobre a situação precária da saúde no município.
O vereador Cimar do Altoé (PHS) fez a indicação para que cada comunidade tenha uma pessoa responsável para fazer a limpeza e mutirões do bairro onde reside.
Juarez Oliosi (PSB) lamentou a morte do ex-vereador Moacyr Sélia Filho (Moa), “que foi um divisor de águas no Legislativo Municipal, promovendo a transparência e a honestidade na Câmara de Nova Venécia”. O vereador criticou a falta de iluminação do cemitério São Marcos.
O vereador Dejanir Dias (PSB) também lamentou a morte de Moa. O vereador falou sobre a reunião em Guararema com o vereador Mir de Guararema (PDT) e o secretário de Saúde para discutir a falta de médicos e de ambulâncias na localidade. Dejanir também indicou a construção de uma capela mortuária para o bairro Rúbia e a criação de um Posto de Segurança 24h para o bairro Aeroporto. Outra indicação realizada pelo vereador é a construção de banheiros nos cemitérios e a disponibilidade de cadeiras de roda na Capela Mortuária.
O vereador Evaristo Miguel (PTB) também lamentou a morte de Moa e indicou a reforma da praça do bairro Filomena e que o Posto de Segurança de Santa Luzia volte a funcionar.
Mir de Guararema (PDT) indicou a presença de médicos semanalmente para as localidades de Guararema e Cedrolândia para a coleta e realização de exames. O vereador também indicou a construção de dois postos de saúde, um para Guararema e outro para Cedrolândia.
O vereador Biel da Farmácia (PV) lamentou a morte de algumas pessoas na cidade nos últimos dias e citou que dois óbitos foram ocasionados por acidentes de trânsito. O vereador afirmou que a instalação de redutores de velocidade pode ajudar na diminuição do número de mortes no trânsito.
Os vereadores Ronaldo Barreira (SD), Cabo Tikeira (PV), Zequinha Brasileiro (PV) e Zé Luiz do Cricaré (PT do B) estão participando de eventos em Brasília.
Comente este post