Elias de Lemos (Correio9)
Há alguns dias, uma postagem do presidente da Câmara de Vereadores de Nova Venécia, Delei da Borracharia (Solidariedade) gerou um grande debate na internet. A postagem é sobre a fala dele na Tribuna, quando sugeriu uma rotatória no início da subida da Avenida Guanabara.
No entanto, a discussão tomou outro rumo. Os alvos foram os motoristas e motociclistas. Nos comentários, os internautas demonstraram indignação e não pouparam os condutores de veículos venecianos. O motivo? A falta de educação no trânsito! Transitar além da velocidade e, também, falando ao telefone celular é algo comum.
Apenas uma minoria respeita as faixas de pedestres. Atravessar uma faixa, em Nova Venécia, exige paciência para esperar, e muito cuidado com a travessia.
A falta de educação no trânsito e a imprudência criaram pontos fixos de ocorrências de acidentes. O mais conhecido deles é a reta do Bairro Aeroporto, na saída para Vila Pavão. Quer mais um? A reta do Bairro São Cristóvão. Outro, o Bairro Santa Luzia.
Recentemente, a Avenida Guanabara entrou para o grupo dos pontos perigosos. O trânsito na via tornou-se arriscado e uma dor de cabeça para os moradores do local. Com a pavimentação asfáltica, a Guanabara tem sido palco constante de acidentes, até mesmo porque ainda não há redutores de velocidade, ou semáforos, ou radares eletrônicos.
Aquela educação que um dia orgulhou os venecianos, quando Nova Venécia – por ser a única cidade sem quebra-molas no Espírito Santo – recebeu o honroso apelido de “Suíça Capixaba”, infelizmente, não existe mais.
O trânsito de Nova Venécia está a cada dia mais perigoso e algo precisa ser feito para mudar esse quadro.
Existem sim, pedestres imprudentes que se arriscam, porém, os condutores pouco contribuem para que a cidade volte a ter paz no trânsito. Se nada for feito, a tendência é piorar. Basta observar a quantidade de carros nas ruas da cidade.
Em horários de pico, o Centro da cidade fica congestionado. O mesmo ocorre nas principais vias expressas da cidade.
Em relação à Av. Vitória, um outro detalhe chama a atenção e evidencia a péssima educação dos motoristas: quase ninguém para e deixa que o veículo que está estacionado consiga sair da vaga tranquilamente (a não ser quando ele deseja ocupar a vaga de estacionamento). É preciso dar uma ‘colher de chá’ para o motorista que está dando a marcha a ré para sair da vaga, pois as vezes ele fica muito tempo esperando todos os carros cruzarem a pista.
Na tarde desta quinta-feira (24), a equipe do Correio9 esteve por alguns minutos no Bairro São Cristóvão e se impressionou com o fluxo de veículos na pista no final do expediente de trabalho. Foram vistos muitos carros e motos na via – especialmente no sentido centro da cidade – descendo em alta velocidade.
Além de motoristas, os motociclistas são outro caso à parte. Muitos pensam que têm asas e conduzem sem nenhuma responsabilidade, atravessam cruzamentos sem parar e nem observar, empinam motos e realizam curvas em velocidade.
Em resumo, algo precisa ser feito para melhorar essa situação. Alguns defendem a instalação de quebra-molas, outros defendem radares; seja lá o que for. Caso contrário, vai piorar. E muito! Um bom começo seria a realização de campanhas contínuas de conscientização daqueles que se esqueceram de suas responsabilidades para um trânsito seguro.
Veja alguns comentários dos internautas:
Maria Luiza Teixeira
“O povo não está entendendo, ou melhor, respeitando nada. Em frente ao Rondelli tem faixa de pedestre. Os motoristas, antes da recuperação da pista, paravam. Agora, eles aceleram. Um terror! Vai acontecer coisa ruim ali. Não se vê uma viatura; guarda de trânsito virou luxo aqui na cidade”.
Vanulza Vila Nova
“A meu ver, falta respeito mesmo, eu creio que aquela rotatória horizontal [na subida da Guanabara] não está sendo respeitada por todos; já vi gente passar por cima sem nenhum pudor ou temor de acidente”.
Débora Henriques Pessoa
“Não só lá né, como no Betânia, também, precisa de uma faixa elevada porque as crianças aqui do Betânia, principalmente os estudantes, correm o maior risco de serem atropelados, ali entendeu?”
Paulo Rolim
“Precisando também de uma demarcação para quem vai e quem tem que esperar para o outro passar aí. Muitos não conhecem ou fingem não lembrar mais dos direitos dos outros. Cadê as marcações de pare e siga indicando de quem é o direito?”.
Maike Venturin / Karolina Tassinari
“Falta todos entrarem em uma autoescola e fazerem reciclagem da carteira. A preferência é do veículo que está dentro da rotatória em vias não sinalizadas”.
Gildo Martins Belmiro
“Já houve acidente aqui em frente à minha casa, o cidadão parou seu veículo e um motociclista bateu na traseira dele. Em seguida um policial o multou porque ele estava estacionado em local proibido, e ainda guinchou o carro dele porque estava com o IPVA atrasado. Como é proibido estacionar se não tem placas de advertência?”.
Merivani Menezes
“Bagunça é aquele sinal do Centro, será que só eu acho perigoso carro por todos os lados, ninguém sabe quem pode ir ou não. Fora as faixas de pedestres no Bairro Aeroporto, uma rua calçada e em cada entrada de rua há uma faixa; são 33 faixas, se fizer isso em todo o bairro, se essa moda pega, cada morador vai ter uma faixa exclusiva.
Ademar Flegler
“Estacionamento rotativo. Porque até Barra de São Francisco já tem, só Nova Venécia que anda atrasado. Adolescentes de 13 a 17 anos trabalham meio período e estudam o resto do dia, e ganham meio salário mínimo.
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