Funcionários de 10 órgãos estaduais iniciaram, nesta segunda-feira (06), um treinamento para utilizar o sistema E-Docs, que será responsável pela gestão de documentos digitais. Pela ferramenta, serão feitas a autuação, tramitação, classificação, temporalidade e destinação final (eliminação e preservação digital dos arquivos).
As capacitações estão sendo realizadas na Escola de Serviço Público do Estado do Espírito Santo (Esesp). Nesta semana, serão treinados aproximadamente 300 servidores, divididos em 10 turmas.
Com uma carga horária de 4 horas, os treinamentos englobam uma explicação sobre a finalidade do sistema E-Docs e o uso do módulo de documentos – captura (protocolo) e tramitação. Além disso, abordam o funcionamento do módulo de processos, contemplando as atividades de autuar, despachar, entranhar (anexar), entre outras.
Implantação
A ferramenta já está sendo utilizada no Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). Neste mês, o software começará a ser adotado de forma parcial em mais 9 órgãos estaduais:
Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper);
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf);
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES);
Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger);
Secretaria de Estado de Governo (SEG);
Procuradoria-Geral do Estado (PGE);
Corpo de Bombeiros;
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti);
Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont).
A intenção é que todos os órgãos do Poder Executivo estejam utilizando o E-Docs até o final deste ano. A estimativa é que o sistema proporcione uma economia anual de R$ 7,5 milhões, com o fim da tramitação de processos e de documentos em papel.
Comente este post