
A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) anunciou nesta segunda-feira (17) apoio do Governo Federal ao projeto de ampliação do Porto Barra do Riacho, em Aracruz, Norte do Estado. Rose se reuniu diversas vezes com o presidente da República, Michel Temer, para tratar do assunto. O anúncio aconteceu em solenidade na Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que convidou autoridades e a imprensa para divulgar projeto de ampliação do Porto. As operações estão previstas para começar no início de 2018. Com investimento de R$ 2,5 bilhões, as obras vão gerar 17,6 mil empregos – 14 mil indiretos e 3,6 mil diretos. A ampliação será a primeira do país no setor por meio do Programa de Parceria de Investimentos (PPI).
“Foi dado o sinal verde pelo Governo Federal para que o projeto seja dinamizado, pois conta com a aprovação do presidente Temer. A primeira PPI do Brasil é no Espírito Santo”, comemorou a senadora Rose.
Segundo o presidente da Codesa, Luiz Cláudio Montenegro, navios de até 400 metros, que são considerados de grande porte, poderão atracar em Barra do Riacho após a ampliação. “Barra do Riacho representa hoje a melhor estrutura de crescimento portuário do país. Isso porque um porto privado (Portocel) já fará investimento de R$ 1,5 bilhão no local, já há ferrovia, a BR 101 está em fase de duplicação e a região conta com muito terreno disponível”, destacou Montenegro.
CENTRO DE REFERÊNCIA
A Codesa também divulgou parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para a implantação de um Centro de Referência Nacional de Tecnologia Portuária. O objetivo é que equipamentos sejam testados antes da implantação em outros Estados.
Comente este post