Bruno Gaburro (Correio9)

Nos dias 08, 09 e 10 acontecerá no Ifes, campus Nova Venécia a ‘Semana de Educação’ para a Vida. É uma iniciativa que vem atender à Lei Federal nº 11.988/09, que dispõe sobre a criação da Semana nas escolas públicas de ensino fundamental e médio de todo o país. Tem como objetivo discutir temas transversais à vida em sociedade. O tema da escola esse ano é: “Mulheres em movimento: Identidades e Empoderamentos”.
O evento acontecerá aos três turnos. Cada dia contará com apresentações diferentes, sempre mantendo o foco no tema deste ano. Este é considerado de suma importância para os organizadores do acontecimento em Nova Venécia, pois traz uma reflexão para a população extremamente válida nos momentos atuais, onde a sociedade ainda é tão preconceituosa. Sendo assim, abordar esse assunto, é também tratar sobre a relação entre homens e mulheres, logo, também se caracteriza por colocar o homem dentro do debate.
A professora Carolina de Castro, uma das organizadoras do evento, nos diz: “Queremos discutir as várias possibilidades de a mulher estar no mundo. Que ela possa ter sua vida como um projeto, e não como um destino. Compreender que ser mulher é plural, híbrido e mutável”.
Ao primeiro dia, serão conversas sobre: “Mulher, Ciência e Arte”. Com a exposição das conquistas das mulheres nessas áreas. Nas partes da manhã e da tarde a convidada será a psicanalista e coach, Natache Fiel com a palestra: “Descontruindo e repensando as identidades femininas”. Já à noite, a palestrante será a professora Adelia M. Ribeiro, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com o tema: “Mulheres Intelectuais: engajamentos, pensamentos e sensibilidades”.
A convidada para o segundo dia que tem como assunto: “Mulher e Mídia”, é a jornalista Leandra Barros da cidade de Vila Velha, que promoverá um debate em cima do contexto. Nesse dia será exibida uma mostra de vídeos sobre a relação das mulheres com a mídia.
No sábado, serão duas convidadas: Olindina Serafim Nascimento, e Ariadna Patrícia Ribeiro. Participantes de movimentos sociais, que estarão conversando sobre: “Mulher e Resistência”. Para o encerramento, ocorrerá um lanche coletivo às 9:30, e em seguida acontecerão em torno de quinze oficinas diversificadas como: cabelo; maquiagem; fotografia e produção de turbantes.
Os três dias serão abertos ao público, sem a necessidade de inscrição prévia.
Somente através de conscientização de questões sociais que a sociedade se tornará mais
justa.
Para maiores informações ligue: 3752-4345.

Comente este post