O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Nova Venécia, deflagrou na quinta-feira (04/05) a chamada Operação Jezabel, para investigar supostos crimes de falsidade documental que teriam sido praticados na Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia. Foram cumpridos pela Assessoria Militar junto ao Ministério Público, com o apoio da Polícia Militar, cinco mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça, que também concedeu, a pedido do Ministério Público, a quebra de sigilo de dados bancário, fiscais, telemáticos e do conjunto de interfaces de softwares ou APIs. Os mandados foram cumpridos na Secretaria Municipal de Educação; e na Escola Municipal Lourdes Scardini.
O caso teve início em dezembro de 2016, quando a Secretaria Municipal de Educação emitiu

resolução reclassificando o funcionamento da educação infantil na escola municipal Lourdes Scardini, no bairro Filomena. Essa reclassificação prejudicou muitos pais e alunos, que sequer foram consultados em relação à mudança. No entanto, posteriormente, comprovou-se que houve fraude na documentação que permitiu a reclassificação.
Participaram da operação, além da Promotoria de Justiça de Nova Venécia, 12 policiais militares. O material apreendido foi encaminhado para a Promotoria de Justiça e será analisado pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB) do MPES.
O nome da operação, JEZABEL, foi extraído em referência à história bíblica do Antigo Testamento, que traz uma rainha fenícia casada com um rei de Israel que passou a influenciar diretamente o destino do povo ditando ordens de acordo com o que acreditava ser verdade.
NOTA EMITIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia, diante dos fatos ocorridos na manhã desta quinta-feira (4), informa que o processo ainda não foi disponibilizado para a Procuradoria Jurídica do município.
A secretária de Educação afirmou que, assim que tomar conhecimento do conteúdo do processo, vai se pronunciar sobre o fato.
Esclarece ainda que em todas as instâncias o município está colaborando com a investigação para que os fatos sejam rigorosamente apurados.
Comente este post