A Prefeitura Municipal de São Mateus, por meio do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) comunica a toda população mateense que o aumento do nível de cloreto nas águas do Rio Cricaré vem comprometendo o abastecimento e a distribuição de água do município.
O nível de cloreto na água para a distribuição à população, recomendado pelo Ministério da Saúde, é de no máximo 250 PPM (partes por milhão) de sal por micrograma de água. Com o avanço da cunha salina, nos momentos de maré alta esse índice tem ultrapassado o limite ideal para o fornecimento de água.
Diante disso, esses níveis comprometem a capacidade de tratamento da água pela estação do SAAE, impondo o desligamento das bombas e o consequente desabastecimento do sistema. Em virtude desse problema, tem sido necessário desligar a bomba de captação de água duas vezes ao dia (toda vez que se atinge 250 PPM) para controlar um pouco a situação.
A autarquia informa que o abastecimento à população tem sido feito em horários específicos, durante o dia entre às 10h e 17h, e à noite de 22h às 05h. A água distribuída está dentro dos padrões de consumo e pode ser utilizada normalmente pela população, mas é preciso economizar água para evitar que a situação se agrave.
Para minimizar o impacto do racionamento, carros pipas estão abastecendo Unidades de Saúde, escolas e creches, entre outras entidades. Para solicitar o atendimento, o SAAE disponibilizou o telefone para contato: 3313- 1444.
A Prefeitura vem trabalhando visando a solução definitiva, e já estão sendo adotadas ações junto aos Governos Estadual e Federal. Inclusive, a crise hídrica que São Mateus vem enfrentando, foi reconhecida como situação de emergência pelo Ministério da Integração Nacional, através de medida publicada no Diário Oficial da União pela Secretaria Nacional de Proteção de Defesa Civil no último dia (20).
Para o prefeito Daniel Santana, o problema da água no município não é de fácil solução e é preciso trabalhar em conjunto. “Reestabelecer o abastecimento de água é prioridade e não estamos medindo esforços para resolver esse problema. Ações já estão sendo tomadas para garantir que a população não sofra novamente. Temos o apoio do governador Paulo Hartung, que na emergência já nos disponibilizou caminhões pipa e está ajudando nos estudos para resolver o problema definitivamente. A senadora Rose de Freitas e o ministro da Integração, Helder Barbalho, por meio da equipe técnica, tem ajudado diretamente no planejamento de ações para obtenção de recursos federais para resolver o problema do abastecimento de água. Com esforço conjunto dos governos municipal, estadual e federal conseguiremos resolver o problema”, destacou Daniel.
Comente este post