
Em sua ida a Vitória, na última segunda-feira (8), o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, se reuniu com a cúpula da Segurança Pública do Estado em busca de apoio do Governo na aplicação de ações voltadas para a segurança pública na região abrangida pelo Consórcio Prodnorte (Associação dos Municípios para o Desenvolvimento Sustentável do Extremo Norte Capixaba).
Barrigueira esteve acompanhado dos prefeitos de Conceição da Barra (Francisco Bernhard Vervloet), Pedro Canário (Bruno Teófilo Araújo), Pinheiros (Arnóbio Pinheiro), Montanha (Iracy Baltar) e Boa Esperança (Lauro Vieira).
Além do secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, participaram da reunião o comandante geral da Polícia Militar do Estado, coronel Nilton Rodrigues; tenente-coronel da CPO-Norte, Irineu Firmino dos Santos; tenente-coronel da CPO-Noroeste, Marcelo Gonçalves de Assis; chefe da Polícia Civil, delegado Guilherme Daré de Lima e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Marcelo D’ISEP Costa.
O presidente do Prodnorte e prefeito de Ponto Belo, Murilo Coelho, não pôde estar presente e a reunião foi coordenada pelo vice-presidente, Lubiana Barrigueira. Em pauta, o prefeito veneciano abordou a questão do aumento da criminalidade na região citando casos de roubos, furtos, homicídios, crimes contra o patrimônio, entre outros.
Com as presenças dos representantes do Prodnorte, Barrigueira solicitou que seja viabilizado o aumento do número de policiais para atender toda a região, a intensificação da patrulha rural durante o período da safra de café, destacamentos da Polícia Militar para os distritos do interior e intensificação das blitz com o intuito de inibir e identificar criminosos.
Diante das reivindicações, o secretário André Garcia afirmou que o Governo vai intensificar os trabalhos na região para combater o crime e disse que o crescimento recente na criminalidade aconteceu em todo o Estado, devido ao movimento de paralisação recentemente na Polícia Militar.
IML E DELEGACIA 24 HORAS
Aproveitando a oportunidade, o prefeito Lubiana Barrigueira reforçou o pedido ao secretário André Garcia do retorno do funcionamento da Delegacia durante 24 horas por dia e a instalação de um IML (Instituto Médico Legal) para atender Nova Venécia e região. “Essas duas ações diminuiriam, e muito, os transtornos vivenciados pela população. Hoje a delegacia 24 horas mais próxima fica em São Mateus. Já a questão do IML, quando acontece alguma tragédia que envolve morte, é preciso aguardar o atendimento vir de Linhares”, afirma Barrigueira.
NOVA VENÉCIA COMO REFERÊNCIA
Durante a reunião, André Garcia citou o município de Nova Venécia como referência no combate ao crime ao falar da criação do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) que envolve a participação da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Segurança, Ministério Público, Judiciário (Vara Criminal), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública, Conselho Tutelar e Ministério da Justiça. Na ocasião, o Secretário sugeriu que cada município implante o GGIM diante dos resultados positivos.
Comente este post