
O turismo rural é um seguimento que tem crescido no Brasil. Caminhar por trilhas, conhecer paisagens naturais, tomar banho de cachoeira, pescar, passear a cavalo e saborear a deliciosa culinária são algumas das atividades oferecidas pelas regiões que fazem parte da rota do turismo rural.
O avanço do turismo rural tem razões simples: o investimento nas próprias potencialidades, sem projetos mirabolantes, nem empreendimentos milionários, apresentando resultados imediatos e beneficiando todos os segmentos da comunidade, atraindo renda e riqueza. Segundo dados do Ministério do Turismo, a capacidade de atendimento do turismo rural brasileiro está limitada a apenas 25% da demanda de mercado. Para se ter uma ideia, apenas no ano de 2016 o segmento movimentou R$ 1 bilhão. É com esse olhar, de investimento em potencialidades do Município, que a Prefeitura de Nova Venécia está apresentando o projeto de turismo rural como uma das prioridades do município.
Na manhã desta terça-feira, 26, o prefeito veneciano expôs, em entrevista coletiva, o projeto “Campo Vivo”, que trata do desenvolvimento da estratégia de inserção de Nova Venécia no setor de turismo rural. A proposta foi detalhada pelo assessor de comunicação da Prefeitura, Diego Feitosa. Ele apresentou o roteiro da revista que está sendo desenvolvida pela Assessoria de Comunicação. A publicação focaliza o potencial de oferta de turismo no município, bem como as ações que estão sendo tomadas para a viabilidade do início do projeto. Para o prefeito, esta é uma opção para viabilizar propriedades e propiciar lazer no campo.
A Secretaria de Cultura e Turismo está fazendo um mapeamento das áreas turísticas, a fim de criar uma rota de turismo no município. Um vídeo já está sendo preparado para apresentar Nova Venécia como uma boa opção de visita.
Nesta sexta-feira, 29, a prefeitura vai promover uma palestra para apresentação do projeto “Campo Vivo”. O ex-prefeito de Gramado, RS, Nestor Tissot, é o convidado de honra que vem palestrar sobre a sua experiência na gestão dos projetos de inserção do turismo urbano e rural da cidade gaúcha. O encontro começa às 9:30 da manhã, na Gameleira, próxima à Pedra do Elefante.
O que é?
O Ministério do Turismo do Brasil define Turismo Rural como: “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.
O Turismo Rural possui comprometimento com as atividades agropecuárias, caracterizando-se pela valorização natural e cultural do lugar. Deste modo, os empreendedores do Turismo Rural devem contemplar com a maior autenticidade possível os fatores culturais, por meio do resgate das manifestações e das práticas regionais (como o folclore, os trabalhos manuais, a gastronomia), e primar pela conservação do ambiente natural, além de se preocupar com o acolhimento.
Comente este post