
Na madrugada do dia 1º de setembro, na zona rural do município de Nova Venécia/ES, foi desencadeada por policiais militares do 2º BPM a operação policial objetivando desbaratar uma perigosa quadrilha especializada no furto/roubo de sacas de café, que vem agindo há alguns meses na região, aterrorizando os agricultores locais.
O grupo criminoso, formado por aproximadamente 10 (dez) integrantes, atua principalmente no horário noturno, portando armas de fogo. O modus operandi consiste em invadir com violência as pequenas propriedades rurais que possuem depósitos de sacas de café. Após renderem os agricultores, os meliantes amarram, ameaçam e agridem as vítimas, passando a roubar as sacas de café e veículos. Em média, são roubadas em cada ação criminosa entre 150 e 200 sacas de café.
Parte da quadrilha já havia sido presa em outra operação realizada recentemente, quando policiais do 2º BPM descobriram os autores do furto de 180 sacas de café, ocorrido na noite do dia 08 de agosto, no Córrego do Macaco, na zona rural de Nova Venécia.
O Serviço de Inteligência do 2º BPM vinha realizando levantamentos em torno da quadrilha e obteve informações de que a quadrilha estava descarregando sacas de café furtadas na propriedade rural do suspeito de receptação, localizada no Córrego Chapadinha, próximo a Rodovia que liga Nova Venécia a Vila Pavão/ES.
Foi montado um cerco com apoio das equipes da Força Tática e Rádio Patrulha, momento em que os policiais obtiveram a informação de que uma pessoa havia sido atingida por disparo de arma de fogo, próximo a um depósito de café. Imediatamente a vítima foi localizada pelos militares e socorrida com apoio da guarnição do corpo de bombeiros.
Foi constatado que 4 integrantes da quadrilha armados haviam tentado roubar um depósito de café e quando uma das vítima tentou fugir foi atingida por disparo efetuado por um dos criminosos.
Os assaltantes fugiram e em seguida foram surpreendidos pelos policiais, na propriedade rural do suspeito de receptação D.D.C., quando ao observarem a aproximação dos militares fugiram correndo pelo mato, deixando um veículo modelo Fiat pik up, que havia sido furtado na cidade de Nova Venécia na noite anterior e estava sendo usado para transportar as sacas de café.
Na posse do suspeito D.D.C. foi aprendido um revólver calibre .32 e certa quantia em dinheiro, além do veículo furtado abandonado pelos assaltantes.
Nesta manhã, de posse de Mandado de Busca e Apreensão, expedido pelo Juiz da 2ª Vara Criminal de Nova Venécia, em desfavor do imóvel em questão, foram apreendidas 103 sacas de café, sem comprovação de origem.
Uma das testemunhas que trabalha na propriedade da vítima reconheceu algumas sacas de café furtadas, devido à amarração/costura de fechamento das sacas, que é uma técnica individual, fato que dificilmente consegue ser repetida por outra pessoa.
O suspeito, a arma e os produtos apreendidos foram encaminhados a Delegacia de Polícia de Nova Venécia, sendo entregue a autoridade policial, que lavrou o auto de prisão em flagrante delito.
O tenente-coronel Sebastião Aleixo Santos Batista, comandante do 2º BPM, destacou que ação representa um duro golpe na ação desses criminosos, que insistem em viver a margem da lei, atemorizando os agricultores da região Noroeste do Estado. “Espero que população continue confiando na Polícia Militar e denunciando fatos dessa natureza, contribuindo assim para que ações como esta continuem sendo realizadas reiteradamente, trazendo assim mais tranquilidade para o homem do campo”, disse o comandante.
Comente este post