Na última quinta feira (25) policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), durante uma fiscalização, apreenderam no município de Conceição da Barra, cerca de 25 dúzias de caranguejos, além de diversos materiais para pesca.
Na primeira ação, durante a fiscalização náutica realizada pelo leito do Rio Cricaré, os militares avistaram dois homens as margens do rio. Eles ao perceberem a aproximação da equipe correram para o interior do mangue deixando para trás dois sacos. Ao efetuarem a vistoria os policiais encontraram os crustáceos e foi constatado que sua captura estava sendo realizada com redinha, modalidade não autorizada pela legislação.
Os crustáceos foram apreendidos e por estarem vivos e em boas condições foi realizada a retirada das redinhas que se encontrava embaraçadas nos caranguejos e os animais foram soltos no mangue da região.
Já próximo à zona de confluência, as margens do Rio Cricaré, foi avistado um homem embarcado. Ele ao perceber a aproximação da equipe policial fugiu pela margem do rio, deixando para trás o bote. Durante a vistoria, havia em seu interior três molinetes, uma caixa com materiais para pesca e pescados já mortos. Entre os peixes foram encontrados cinco robalos sendo que quatro estava abaixo do tamanho permitido para pesca.
Por estar no período de piracema, que proíbe a pesca neste período, foi efetuado o recolhimento dos petrechos de pesca e peixes, que foram encaminhados à delegacia do município de São Mateus.
Por fim, na região conhecida como boca da barra, também localizada no município de Conceição da Barra, a guarnição visualizou diversas redes de pesca armadas, que foram retiradas. Após mensuração totalizou 360 metros lineares, possuindo malhas de 8 e 12 centímetros entre seus nós. A rede possuía alguns peixes emalhados que totalizaram 8kg.
Os objetos foram recolhidos e encaminhados à delegacia de São Mateus. Durante o recolhimento não havia nenhum pescador que pudesse ser identificado como proprietário dos objetos.
Comente este post